Procura uma solução para aquecer a sua casa? Já ouviu falar nas caldeiras a lenha, se não fique a saber como funcionam estes equipamentos!
Vivemos tempos muito instáveis, com a consequente subida dos preços dos combustíveis (gás e gasóleo), fica cada vez mais difícil manter as casas confortáveis a nível de temperatura.
A lenha é um combustível que tem vindo a ser eleito por muitas pessoas, como sendo a melhor opção para aquecer as habitações, quer seja pelo aumento da oferta de equipamentos ou pela qualidade da tecnologia utilizada pelos mesmos.
Hoje em dia a lenha afirma-se cada vez mais como sendo uma boa alternativa aos combustíveis fósseis (gasóleo).
Apesar do gasóleo ainda ser um combustível muito utilizado na produção de água quente e aquecimento central, a biomassa, como é o caso da lenha, tem tido um crescimento acentuado.
As caldeiras a lenha são equipamentos que se destinam ao aquecimento de água para uso em instalações de aquecimento central e doméstico. Para que seja possível aquecer a casa com estes equipamentos, é necessário fazer uma pré-instalação de um sistema de aquecimento central, se o seu objetivo é ainda aquecer as águas sanitárias, vai precisar de um acumulador com permutador de calor.
Mas afinal como funcionam as caldeiras a lenha?
As caldeiras a lenha aproveitam o calor para que este seja utilizado posteriormente pelo sistema de aquecimento central. O calor produzido pela queima de lenha é aproveitado, e posteriormente transferido do corpo da caldeira para a água que circula no seu interior.
Quais os tipos de caldeiras existentes?
Existem dois tipos de caldeiras: as de chama invertida e as convencionais.
Apesar das caldeiras a lenha de chama invertida serem superiores a nível de eficiência, o seu circuito de fumos é mais extenso, o que leva a um abrandamento da velocidade da saída de gases, o que aumenta a necessidade de uma manutenção mais regular. Por serem caldeiras bastante mais caras, faz com que a procura por este tipo de equipamentos seja inferior.
Pelo contrário, as caldeiras a lenha convencional têm um circuito de fumos direto, expelindo assim muito mais facilmente os gases de combustão. São equipamentos mais simples de operar e a sua manutenção é bastante mais simples, tornando-as caldeiras mais atrativas para os utilizadores.
Saiba mais sobre caldeiras a lenha no Blog “Como funciona uma caldeira a lenha”.
Como acender uma caldeira
É bastante simples acender uma caldeira, comece por abrir o registo da chaminé, de seguida abra a porta inferior e a grelha frontal. Coloque acendalhas sobre as grelhas de cinzas, e posteriormente a lenha de pequena dimensão.
Assim que a caldeira atinge uma temperatura estável, termina o período de acendimento.
A regulação da entrada de ar é feita automaticamente pelo regulador de combustão. Tenha sempre atenção às grelhas de ventilação ou locais de passagem do ar exterior, devem estar sempre desobstruídos.
Ter em atenção, sempre que proceder a qualquer operação de limpeza da caldeira é importante que o equipamento esteja desligado e frio para que sejam evitados acidentes.
A quantidade de manutenção depende muito do equipamento e das instruções descritas no manual de cada caldeira. A manutenção deve ser feita por profissionais, caso necessite de manutenção ou assistência para a sua caldeira na Klclima encontra técnicos que o podem ajudar, sabia mais no Blog “Manutenção e assistência de caldeiras”.