Se está à procura de equipamentos para aquecer a sua casa no inverno, de certeza que já se cruzou com a salamandra a lenha ou salamandra a pellets. Se por acaso ficou indeciso na sua escolha, neste artigo pode ficar a saber como funcionam as Salamandras a pellets ou a lenha.
Salamandra a pellets como funcionam
Nos dias de hoje, a oferta no mercado do aquecimento, propõe uma grande variedade de equipamentos, com diferentes designs, potências e consumos que podem variar de equipamento para equipamento. No entanto, o funcionamento é por norma igual para todos.
No caso das salamandras a pellets, estas incluem um circuito de entrada e saída de ar.
A entrada de ar permite o acesso de ar ao interior da salamandra, proporcionando a combustão, pelo contrário o de saída, liberta os gases e os fumos.
A salamandra a pellets, ao contrário das lareiras tradicionais, não perde o calor quando os fumos saem, uma vez que esta salamandra inclui um sistema para aquecimento da divisão onde este equipamento está instalado.
É possível encontrar no cimo da salamandra, um depósito de pellets, é neste local que os pellets são armazenados e posteriormente transportados para um alimentador, até chegarem ao queimador, onde são utilizados como combustível para manter a salamandra a pellets em funcionamento.
Na generalidade as salamandras incluem um controlador que permite definir a potência e a temperatura que cada pessoa pretende. Claro que quanto maior for a temperatura pretendida, maior será o consumo e o conforto.
Para além disso, alguns modelos de salamandra a pellets incluem um programador que liga e desliga a salamandra a pellets por si. É ainda possível definir as horas que pretende que a salamandra se ligue e desligue, assim sempre que chega de um dia de trabalho a sua casa encontra-se a uma temperatura agradável.
Salamandra a lenha como funcionam
Por norma as salamandras a lenha mais tradicionais são construídas em ferro fundido ou aço, e geralmente não têm qualquer tipo de ventilação, pelo contrário as salamandras modernas já contam com um sistema de ventilação que garante a máxima combustão e aproveitamento da lenha, com uma média de rendimento de 80% superior às salamandras comuns.
As salamandras a lenha são bastante diferentes das salamandras a pellets, sobretudo quando falamos em tecnologia, as salamandras a lenha são um pouco mais simples.
Ao contrário das salamandras a pellets, nestes equipamentos não é possível agendar uma hora para que estas se liguem ou desliguem.
Para acender as salamandras a lenha basta colocar lenha e utilizar acendalhas para que seja mais fácil, deve manter a entrada de ar aberta no início, para que a chama se mantenha acesa. Assim que o fogo estiver aceso deve ajustar a entrada de ar, para que a lenha não seja consumida rapidamente.
Alguns modelos de salamandras a lenha vêm com ventiladores, que são acionados assim que a salamandra atinja uma certa temperatura, estes modelos são ideias para aquecer grandes divisões, se o seu objetivo é aquecer apenas uma única divisão pode optar por uma salamandra sem ventilação.
Quais as vantagens da salamandra a lenha ou a pellets
Uma vez que já conhece algumas características de cada salamandra, chegou a hora de descobrir as suas respetivas vantagens.
Salamandra a pellets
Os pellets são um biocombustível feito a partir de restos de folhas, serradura, lascas de madeira, entre outros.
As salamandras a pellets são equipamentos mais sustentáveis e amigos do ambiente, visto que, para que os pellets sejam produzidos não implica o abate de árvores.
Os equipamentos a pellets vieram acabar com o problema da produção de fumos e consequentemente os odores. As salamandras a pellets podem ser instaladas em qualquer divisão da casa, sendo apenas necessária uma saída de ar para que o dióxido de carbono seja expulso.
Outra das vantagens destes equipamentos é a otimização do aquecimento.
Salamandra a lenha
Este tipo de solução de aquecimento proporciona aquecimento a baixo custo, já que as salamandras a lenha permitem atingir elevadas temperaturas a partir de equipamentos bastante simples.
A lenha é uma fonte de energia mais acessível e barata, possível de armazenar, para que seja utilizada nas épocas mais frias do ano.
Fique a saber mais no nosso Blog “Salamandra a lenha ou Salamandra a Pellets”.
A Klclima tem uma grande variedade de salamandras à sua disposição, se ficou com algum duvida, aqui podemos ajudar, peça já o seu orçamento.
A nossa seleção de Salamandras