Se procura um sistema de aquecimento para a sua casa, as caldeiras a lenha são uma boa opção. Fique a saber de seguida Como funciona uma caldeira a lenha!
Já parou para pensar que, uma lareira quando acesa, é capaz de produzir uma energia considerável? Porque não recuperar essa energia e convertê-la em água quente, com as caldeiras a lenha isso é possível.
Antes de mais a lenha tem se afirmado cada vez mais como uma boa alternativa aos combustíveis fosseis, como é o caso do gasóleo.
Apesar disso, o gasóleo ainda é um combustível muito utilizado na produção de água quente e aquecimento central. No entanto, a biomassa, como por exemplo a lenha, tem tido um crescimento acentuado.
Isto deve-se sobretudo à qualidade da tecnologia utilizada nestes equipamentos.
As caldeiras a lenha são equipamentos destinados ao aquecimento de água para uso em instalações de aquecimento central e para uso doméstico.
Para que tal aconteça, é necessário fazer uma pré-instalação de um sistema de aquecimento central, e se pretender aquecer as águas sanitárias, vai necessitar de um acumulador com permutador de calor.
Através da caldeira é possível aproveitar o calor libertado na queima da lenha, a permuta de calor é feita através do corpo da caldeira para a água que circula no seu interior.
Existem caldeiras de chama invertida e caldeiras convencionais.
Nesse sentido, uma caldeira convencional, com um circuito de fumos tradicionais apenas promove a troca de calor no trajeto direto entre a câmara de combustão e a exaustão.
Pelo contrário uma caldeira com chama invertida, com a ajuda de um ventilador, cria um circuito de fumos longo, que aumenta em muito a área de permuta dos gases de exaustão.
Caldeira de chama invertida:
Apesar de ter uma eficiência superior, esta caldeira necessita de uma manutenção mais frequente, uma vez que, o longo circuito de fumos leva a um abrandamento da velocidade de saída dos gases.
Caldeira convencional:
As caldeiras convencionais, devido ao seu circuito de fumos direto, expulsam então rapidamente os gases de combustão, o que permite, que os resíduos de combustão, sejam arrastados pelo caudal de gases.
Por ser um equipamento com um sistema mais simples, a sua manutenção torna-se também mais acessível.
Além disso, quando se instala um equipamento a lenha, é possível instalar um depósito de inércia, que consiste num reservatório de energia. Este deposito é utilizado para absorver a energia dispersada pelo recuperador, desta forma a água quente que ficou armazenada pode ser utilizada.
Em suma funciona como um reservatório de energia, que fica disponível para ser utilizada ao longo do dia, mesmo que a caldeira já não tenha lenha.
Em síntese, apesar das caldeiras a lenha terem um valor significativo, a curto prazo compensa, visto que, a lenha é uma fonte de combustível mais económica. Mesmo quando comparada com outros tipos de biomassa, como os pellets, a lenha é consideravelmente mais económica.
Por fim, na Klclima dispomos de uma vasta gama de soluções especializadas para aquecimento central, assim sendo, dispomos ainda de técnicos dispostos a tirar alguma dúvida que tenha.
Portanto encontre aqui a melhor caldeira a lenha!
A nossa seleção de Caldeiras a Lenha