Quando chega a altura de escolher quais os eletrodomésticos ideais para a casa, surgem imensas dúvidas. Por vezes, optar por equipamentos mais baratos é uma tentação, contudo, a longo prazo não ser a melhor solução. Assim sendo a etiqueta energética foi criada a pensar nas necessidades dos consumidores.

Em primeiro lugar são uma ferramenta onde é possível encontrar as características dos equipamentos, permitindo assim a comparação entre eles. 

A etiqueta energética é sobretudo uma ferramenta de apoio na decisão do consumidor, na altura de comprar novos produtos que consomem energia, ou que estejam relacionados com energia.

Desta forma, têm como objetivo apresentar métricas de comparação e fáceis de compreender, para que seja possível ao consumidor comparar o desempenho energético de produtos da mesma gama.

Além disso, cada etiqueta é única e válida em todo o Espaço Económico Europeu.

Através destas etiquetas é possível avaliar o desempenho e eficiência energética dos equipamentos, a União Europeia determinou a obrigatoriedade da utilização de etiquetas energéticas nos países membros. 

Nova etiqueta energética:

Atualmente a União Europeia otimizou a etiqueta de acordo com as necessidades do consumidor, sendo o regresso à escala de A a G a diferença mais significativa.

Assim sendo, a nova legislação comunitária acaba com as classes A+, A++ e A+++ das etiquetas de vários eletrodomésticos. As novas etiquetas passarão a mostrar uma escala mais simples de interpretar, de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).

Como ler a etiqueta energética:

As etiquetas energéticas são iguais em todo o espaço económico europeu, então é possível encontrar vários elementos nas etiquetas, tais como: 

  • Nome do fornecedor ou marca e identificação do modelo;
  • Classe de eficiência energética;
  • Escala de eficiência energética através de setas coloridas que distinguem os produtos mais eficientes dos menos eficientes por via da cor e letra associada ao seu desempenho;
  • Consumo anual de energia em kWh;
  • Pictogramas que evidenciam algumas das características dos produtos etiquetados.

De referir que estas etiquetas só são válidas, caso todos os parâmetros estejam preenchidos, nomeadamente o fabricante e o modelo do produto.

etiqueta-energetica

Esquema de etiqueta de equipamentos de preparação de água quente

Onde se encontra a etiqueta energética?

Esta deve estar disponível sempre nos equipamentos quando estes se encontram para venda, para que seja possível consultar quando o consumidor se encontra a decidir qual a melhor opção, comprando assim o preço e a qualidade. A etiqueta energética deve ser um fator de decisão.

Os equipamentos devem apresentar a etiqueta completa, desta forma, esta deve ser colocada na frente do produto ou na superfície superior, deste modo torna-se fácil de visualizar.

De referir que a etiqueta deve estar disponível na versão colorida, desta maneira a escala de cores fica destacada.

Por ultimo, na Klclima dispomos de vários equipamentos com uma eficiência energética elevada, em caso de dúvida entre em contacto!

pos-venda-banner