Certamente já ouviu falar em Ventilação Mecânica Controlada ou VMC. Consiste num sistema de ventilação para casas que promove a renovação do ar dentro de um espaço fechado, graças a diferentes mecanismos. Para esclarecer todas as suas dúvidas pode consultar no nosso artigo “O que é Ventilação Mecânica Controlada”.

Hoje em dia construímos casas muito eficientes mas que deixaram de “respirar”, ou seja, desapareceu praticamente a renovação de ar natural. No entanto, não se preocupe o VMC é um excelente aliado da sua casa.

Desta forma, o VMC vem para resolver estes problemas ao garantir a longevidade da habitação, melhorar a saúde e o bem-estar dos moradores.

Ventilação mecânica controlada ou VMC, consiste então num sistema que promove a circulação de ar nos edifícios, tais como: apartamentos, moradias, escritórios, etc.

Certamente, os sistemas de Ventilação mecânica controlada permitem uma ventilação de 24 sobre 24. Por essa razão, ao funcionar de forma permanente o sistema VMC garante que a ventilação seja eficaz, desta forma a qualidade do ar interior é superior e a humidade é reduzida.

Por exemplo, nos dias de hoje, as casas são cada vez mais isoladas, quer seja de dentro para fora, como de fora para dentro.

Primeiramente, para nos protegermos do frio, colocamos janelas de vidro duplo, as paredes são também muito mais isoladas e a colocação de capoto ajudam muito. Por essa razão, ao usar todos estes procedimentos, o isolamento térmico é superior, no entanto, não nos podemos esquecer que as casas necessitam de respirar, e o ar deve ser renovado.

Tipos de VMC

Fluxo Simples: VMC de fluxo simples é o mais básico e também o mais acessível. É então constituído por um bloco motor instalado, por norma, ao nível da cobertura da casa, no sótão ou teto falso. Assim, o sistema de fluxo simples funciona da seguinte forma: retiram o ar húmido das habitações, através de grelhas instaladas nas divisões com pontos de água, como é o caso das casas de banho, cozinhas, lavandarias, entre outros.

Duplo Fluxo: Por outro lado, o duplo fluxo consiste no VMC mais eficiente, não é preciso instalar entradas de ar por cima das janelas, necessita apenas de uma simples instalação no telhado da casa. Os VMC de duplo fluxo filtram, fazem permutação térmica e extraem o ar viciado do edifício. Estão ainda equipados com um permutador que recupera a energia térmica do ar extraído e aquece o ar que é insuflado pela VMC através de permutação térmica sem recorrer a fontes de energia externas.

Em suma, na Klclima dispomos de vários modelos de VMC, com diferentes designs, rendimentos e vantagens, assim sendo, apenas necessita de escolher o mais indicado para a sua habitação.

Conheça também as nossas restantes categorias: