Certamente já ouviu falar em Ventilação Mecânica Controlada ou VMC. Consiste num sistema de ventilação para casas que promove a renovação do ar dentro de um espaço fechado, graças a diferentes mecanismos. Para esclarecer todas as suas dúvidas pode consultar no nosso artigo “O que é Ventilação Mecânica Controlada”.

Hoje em dia construímos casas muito eficientes mas que deixaram de “respirar”, ou seja, desapareceu praticamente a renovação de ar natural. No entanto, não se preocupe o VMC é um excelente aliado da sua casa.

Desta forma, o VMC vem para resolver estes problemas ao garantir a longevidade da habitação, melhorar a saúde e o bem-estar dos moradores.

Ventilação mecânica controlada ou VMC, consiste então num sistema que promove a circulação de ar nos edifícios, tais como: apartamentos, moradias, escritórios, etc.

Certamente, os sistemas de Ventilação mecânica controlada permitem uma ventilação de 24 sobre 24. Por essa razão, ao funcionar de forma permanente o sistema VMC garante que a ventilação seja eficaz, desta forma a qualidade do ar interior é superior e a humidade é reduzida.

Por exemplo, nos dias de hoje, as casas são cada vez mais isoladas, quer seja de dentro para fora, como de fora para dentro.

Primeiramente, para nos protegermos do frio, colocamos janelas de vidro duplo, as paredes são também muito mais isoladas e a colocação de capoto ajudam muito. Por essa razão, ao usar todos estes procedimentos, o isolamento térmico é superior, no entanto, não nos podemos esquecer que as casas necessitam de respirar, e o ar deve ser renovado.

Tipos de VMC

Fluxo Simples: VMC de fluxo simples é o mais básico e também o mais acessível. É então constituído por um bloco motor instalado, por norma, ao nível da cobertura da casa, no sótão ou teto falso. Assim, o sistema de fluxo simples funciona da seguinte forma: retiram o ar húmido das habitações, através de grelhas instaladas nas divisões com pontos de água, como é o caso das casas de banho, cozinhas, lavandarias, entre outros.

Duplo Fluxo: Por outro lado, o duplo fluxo consiste no VMC mais eficiente, não é preciso instalar entradas de ar por cima das janelas, necessita apenas de uma simples instalação no telhado da casa. Os VMC de duplo fluxo filtram, fazem permutação térmica e extraem o ar viciado do edifício. Estão ainda equipados com um permutador que recupera a energia térmica do ar extraído e aquece o ar que é insuflado pela VMC através de permutação térmica sem recorrer a fontes de energia externas.

Em suma, na Klclima dispomos de vários modelos de VMC, com diferentes designs, rendimentos e vantagens, assim sendo, apenas necessita de escolher o mais indicado para a sua habitação.

Conheça também as nossas restantes categorias:

Vale Eficiência

A Klclima – é uma empresa que aderiu ao Programa de Apoio “Vale da Eficiência” – 1ª Fase Tipologia 3.3 – Caldeiras e recuperadores a biomassa com elevada eficiência

Consulte em: https://www.fundoambiental.pt/plataforma-vales-de-eficiencia/lista-de-fornecedores-vale-eficiencia.aspx

Vale de Eficiência:

O programa “Vale Eficiência” enquadra-se num conjunto de medidas que visam combater a pobreza energética e reforçar a renovação dos edifícios, a nível nacional. Este vale possibilita o aumento do desempenho energético e ambiental dos mesmos, do conforto térmico e das condições de habitabilidade, saúde e bem-estar das famílias. Portanto, contribui para a redução da fatura energética e da pegada ecológica.

Enquadra-se no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal. Estando enquadrado no investimento TC-C13-i01 – Eficiência Energética em Edifícios Residenciais da Componente C13 – “Eficiência Energética em Edifícios.

Assim, ao abrigo deste programa pretende-se entregar 100.000 “vales eficiência” a famílias vulneráveis até 2025, no valor de 1.300 € acrescido de IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) cada. Desta forma, pode então investir na melhoria do conforto térmico da sua habitação, quer seja em intervenções na envolvente, quer pela substituição ou aquisição de equipamentos e soluções energeticamente eficientes. A presente fase do Programa, visa a entrega de 20.000 vales.

Em que consiste o Vale Eficiência: 

Portanto, o programa “Vale Eficiência” pretende ainda estimular e dinamizar o desenvolvimento económico e social, com o envolvimento das empresas, locais e nacionais. Desta forma as empresas que prestam serviços às famílias ao abrigo deste programa, impulsionam a recuperação da economia, geram riqueza e criam emprego. 

Esta iniciativa encontra-se também alinhada com os objetivos nacionais em matéria de energia e clima, com vista a atingir a neutralidade carbónica em 2050. 

Assim sendo, a operacionalização deste Programa será realizada através do Fundo Ambiental (FA), com o apoio da Agência para a Energia (ADENE) e da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

A presente iniciativa tem como objetivo contribuir para a mitigação de situações de pobreza energética, através da atribuição a famílias economicamente vulneráveis e em situação de potencial pobreza energética. Um vale no valor de 1.300€ (mil e trezentos euros), acrescidos de IVA à taxa legal em vigor, para que estas possam usar em fornecedores aderentes ao Programa. Pode ser utilizado na aquisição de serviços, materiais ou equipamentos que permitam melhorar o desempenho energético da sua habitação permanente.

Deste modo, as ações a desenvolver em edifícios habitacionais existentes de habitação permanente, devem contribuir para as metas definidas no Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030 (PNEC 2030). Na Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios (ELPRE) e na Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética, bem como para outros objetivos ambientais.

Mais aqui: https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/vales-eficiencia.aspx

 

casa mais eficiente