Avizinham-se tempos difíceis, sobretudo quando falamos em gastos na conta da eletricidade ou gás. No inverno o aquecimento das habitações pode ser um despesa elevada na sua conta ao final do mês. No entanto existem dicas para poupar no aquecimento da casa, comece por ler este artigo e fique a conhecer algumas delas. 

Com o inverno à porta, os dias e as noites começam a arrefecer, fazendo com que comece a procurar soluções para aquecer a sua casa.

Certas habitações, principalmente as mais antigas, não têm uma isolação perfeita, o que faz com que se gaste mais energia para aquecer os espaços. 

Conheça de seguida dicas para poupar no aquecimento da casa

1- Comece por isolar as janelas e portas

Acima de tudo é importante que as casas sejam isoladas para que não se perca energia. Uma casa com um mau isolamento pode ter até mais 30% de despesas.

Por norma o calor sai pelas portas e janelas mal isoladas. 

2 – Opte por equipamentos com combustível ecológico

Todos nós sabemos que tanto a eletricidade como o gás neste momento são duas energias bastante instáveis a nível de preço, por isso aconselhamos que invista num recuperador de calor, salamandra ou caldeira a lenha ou pellets

Na Klclima pode encontrar diferentes equipamentos a pellets ou lenha!

3 – Gestão eficiente dos consumos

Comece por gerir os consumos, desta forma consegue diminuir os custos na sua fatura, por isso deve estar sempre em cima dos consumos com o aquecimento doméstico.

4 – Aproveite a luz natural

Tire partido da luz solar mesmo nos dias mais nublados, desta forma pode economizar na climatização da casa. Um ambiente iluminado pode ficar mais quente, o que permite poupar na utilização de equipamentos que utilizam eletricidade. 

5 – Se abrir as janelas não se esqueça de desligar os aquecedores

Apesar de ser óbvio, existem pessoas que acabam por se esquecer de desligar os aquecedores, quando abrem as janelas de casa para arejar.

Manter o aquecimento ligado enquanto as janelas estão abertas, representa um desperdício de energia e pode aumentar o seu consumo de eletricidade. 

6 – Manter as temperaturas constantes permite gastar menosComo poupar no aquecimento da casa-3

Os equipamentos de aquecimento têm menos dificuldade em manter a temperatura de uma casa quente, do que aquecer uma completamente fria. Aconselhamos que mantenha uma temperatura constante, cerca de 22º.

É importante manter as divisões das habitações aquecidas a uma temperatura constante, desta forma consegue poupar no aquecimento, as variações bruscas de temperatura  levam a um gasto superior. 

7 – Diminua a temperatura ou desligue o aquecimento à noite

 Quando for dormir podes desligar os aquecedores ou baixar o seu aquecimento, o suficiente para manter uma sensação de conforto enquanto dorme. 

8 – Coloque um termostato para controlar a climatização da habitação

Se a sua casa tem um sistema de aquecimento central, pode implementar um dispositivo de controlo automático da temperatura. Este aparelho permite escolher as temperaturas para diferentes horas do dia, ligando e desligando de forma automática o sistema de aquecimento central.

9 –  Utilize o forno para cozinhar

De certeza que já reparou que quando utiliza o seu forno para cozinhar, a sua cozinha fica quentinha. Comece a conciliar a confeção de refeições e aproveite para aquecer uma parte da sua casa. 

10 – Utilize a decoração a seu favor

O inverno é a melhor altura para trocar as suas cortinas finas por umas mais pesadas, utilize tapetes e carpetes. Estas dicas de decoração tornam as divisões mais acolhedoras e mais quentes.

Existem diferentes equipamentos que permitem poupar no aquecimento da casa

Primeiramente a klclima oferece diferentes equipamentos para aquecer a sua casa, dos quais destacamos: os recuperadores a lenha, os recuperadores a pellets, as salamandras a lenha, as salamandras a pellets, as caldeiras a lenha, as caldeiras a pellets, entre outros.

Recuperadores a lenha

Os recuperadores de calor são caixas fechadas, fabricados em aço ou ferro fundido com uma porta em vidro vitrocerâmico, com diferentes tipos de abertura, dependendo do modelo escolhido.

Assim estes equipamentos foram desenvolvidos para resistir a altas temperaturas, pode embutir em lareiras tradicionais ou em locais feitos para esse efeito.

Recuperadores a pellets

Um recuperador de calor a pellets é um equipamento para embutir na parede ou numa lareira já existente, composta por uma porta em vidro.

A fonte de combustível são os pellets, o que significa que a ignição é automática, desde que tenha pellets no depósito.

Então este sistema de aquecimento é uma solução económica, prática e eficiente para o aquecimento da sua habitação.

Salamandra a lenha

As salamandras a lenha mais tradicionais são construídas em ferro fundido ou aço, e geralmente não têm qualquer tipo de ventilação. Pelo contrário as salamandras modernas já contam com um sistema de ventilação que garante a máxima combustão e aproveitamento da lenha, com uma média de rendimento de 80% superior às salamandras comuns.

Salamandra a pellets

A salamandra a pellets, ao contrário das lareiras tradicionais, não perdem o calor, uma vez que, têm um sistema para aquecimento da divisão onde este equipamento está instalado. 

É possível encontrar no topo da salamandra, um depósito de pellets, é aqui que os pellets são armazenados e transportados para um alimentador, até chegarem ao queimador, onde são utilizados como combustível para manter a salamandra a pellets a funcionar.

Caldeiras a lenha

Por exemplo as caldeiras a lenha aquecem a água que é utilizada nas instalações de aquecimento central e doméstico.

Antes de mais nada para que seja possível aquecer a casa com estes equipamentos, precisa fazer uma pré-instalação de um sistema de aquecimento central, se o seu objetivo é aquecer as águas sanitárias, vai precisar de um acumulador com um permutador de calor.

Caldeiras a pellets

As caldeiras a pellets são automática, ou seja, é possível aquecer a casa através do sistema de aquecimento central. Existem diferentes razões para investir numa caldeira a pellets.

Em suma, estes equipamentos funcionam de forma autónoma, desde que tenham combustível suficiente. Uma vez que as caldeiras se encontram ligadas aos radiadores, é possível levar o calor a todas as divisões da habitação.

Portanto se procura algum equipamento de aquecimento que permita poupar no aquecimento da casa, pode entrar em contacto connosco, pode também aceder aos links que se encontram de seguida, onde pode tirar todas as suas dúvidas, acerca de os recuperadores, as salamandras e as caldeiras.

pos-venda-banner