O contexto da climatização é muito abrangente, envolvendo o aquecimento, o arrefecimento, a humidificação, a desumidificação e a ventilação. Numa conjugação de fatores, a climatização garante o controlo sobre as condições ambientais de um espaço fechado, no que respeita à temperatura, à humidade, à qualidade e à velocidade do ar nesse mesmo espaço.
O objetivo principal da climatização de ambientes é amenizar a temperatura, e é por essa razão que há muita procura tanto para meios comerciais, indústrias e para as moradias.
Afinal, um calor muito intenso pode prejudicar a saúde e a qualidade da produção de alimentos.
O sistema de climatização mais conhecido é o do ar condicionado, que tem a seu favor o facto de ser muito prático e versátil, podendo ser utilizado não só para aquecimento, mas também para arrefecimento. Mas há mais soluções, como poderemos ver a seguir.

Recuperador de Calor

Um recuperador de calor ou uma salamandra permitem facilmente o aquecimento do ambiente de uma forma rápida e eficaz. O processo pode ser feito com ventilação local, ou através de condutas de ar ou aquecimento central da água.
Os recuperadores de calor são uma caixa à prova de fogo, fechada e aço ou ferro fundido. A frente da caixa tem uma porta em vidro, resistente a altas temperaturas.
A elevada eficiência deste equipamento deve-se ao seu design, pois cria um sistema de combustão fechado.
Os combustíveis do recuperador de calor são variados, desde a lenha, aos pellets ou até mesmo a gás.

  • Recuperador a Lenha HT3Z 01 – Romotop

  • Recuperador de Calor a Lenha Adour 600 CL 2 Visões – Lacunza

  • Recuperador de Calor a Lenha Galaxy – Ferlux

  • Recuperador de Calor a Pellets Marlin 1000 AC – L’Artistico

Ar Condicionado

A vantagem principal do ar condicionado é a possibilidade de controlar a temperatura para aquecimento e arrefecimento do ar, fazendo assim com que um só equipamento possa ser utilizado em várias épocas do ano. Existem vários tipos de ar condicionado, o portátil que necessita de um tubo de ligação ao exterior, o monosplit que é o mais usado, mas implica uma unidade interior e outra exterior, e o ar condicionado multisplit em que a unidade exterior pode ser ligada a várias unidades interiores.

Aquecimento Central

O aquecimento proveniente deste sistema vem a partir de um único ponto, como uma caldeira a lenha, gás ou a pellets, por exemplo. Ela pode ser instalada na garagem ou numa sala das máquinas. Assim, o calor é distribuído pela casa, através de uma tubagem própria de circulação de água que pode ser ligada a radiadores ou ventiloconvectores, ou seja, a água entra na caldeira e é aquecida, sendo depois transportada pelos tubos até aos radiadores, aquecendo-os Porém, o aquecimento central pode ser fornecido por outros sistemas, como: piso radiante ou bombas de calor

Desumidificador

Com uma função muito específica de controlo dos níveis de humidade, o desumidificador faz parte dos equipamentos de climatização em casa.
O desumidificador é um aparelho que controla a humidade do ambiente, evitando a corrosão, a ferrugem e as paredes húmidas. Sempre que a humidade relativa do ar sobe acima dos 60%, é conveniente utilizar um desumidificador. Quando a humidade está muito alta (próxima dos 90%), existe o risco da formação de bolor e da propagação de bactérias. Nestes casos, a humidade produzida nos banhos, na cozinha, pelas plantas e até pelas pessoas não é eliminada. É, por isso, necessário recorrer a um desumidificador. Este aparelho, além de eliminar a humidade em excesso, conserva quadros, peles, roupas, e vários objetos, protegendo-os contra danos. Isto significa que um desumidificador é responsável pelo bem-estar e conforto no lar, ao proporcionar um ambiente equilibrado, livre de características indesejadas, como bolor, mofo e fungos, entre outros.

Humidificador

Quando a humidade relativa na sua casa é baixa, recomenda-se humidificar o quarto, especialmente se houver crianças ou bebés. Para isso, o mais prático é o humidificador.
Os espaços fechados com baixa taxa de humidade estão associados a problemas tais como pele seca, irritação das vias respiratórias ou outros problemas de saúde. Assim, os tempos ideais para os utilizar são a época em que se acende o aquecimento e os picos de calor do Verão.
Estes dispositivos são utilizados para restaurar o nível de humidade na sala, que deve estar entre 30 e 50%.

 

 

Antes de tomar alguma decisão, principalmente se tiver muitas dúvidas, deve consultar um especialista em sistemas de climatização, já que assim pode ser recomendado o modelo mais adequado às características da casa ou ao local onde será instalado. Para isso pode entrar em contacto com as nossas lojas da Klclima onde encontrará sempre técnicos especialistas no assunto para ajudarem e melhor orçamentarem.

pos-venda-banner