Qual o melhor sistema para aquecer a água? É sem dúvida uma grande questão na hora de equipar as habitações. A realidade é que existem várias opções e equipamentos para este efeito, mas de certeza que está por dentro de todas as opções existentes? 

Assim sendo, sabe qual a melhor solução de aquecimento de água, sem consumir demasiada energia?

De seguida iremos abordar este tema, de forma a ajudá-lo na sua escolha.

Exemplos de equipamentos indicados para aquecer a água:

esquentador-vaillant

Esquentador a Gás atmoMAG I G – Vaillant

Esquentador: Para quem tem fornecimento de gás acaba por ser a solução mais tradicional e mais indicada.

Nos dias de hoje, os esquentadores modernos têm uma vida útil de 20 anos. Estes recorrem a tecnologias avançadas que permitem a redução de emissões poluentes como é o caso do óxido de nitrogênio (NOx), vem ainda equipados com ecrãs digitais e estabilizadores de temperatura.

O esquentador é indicado tanto para casa como apartamentos, e oferece a vantagem de não esgotar a água quente, permitindo ter várias torneiras abertas ao mesmo tempo, sobretudo se a fonte de gás for canalizada e o seu fornecimento ininterrupto, ao contrário das botijas de gás butano ou propano, que acabam por ter de ser substituídas.

Se pretende adquirir um esquentador, deve ter em conta a capacidade em litros do mesmo, o espaço disponível e o número de torneiras. Estes têm a vantagem de exigir um espaço menor, quando comparados com outras soluções.

Relativamente a números, se estamos a falar de uma habitação com 1 casa de banho com duche, um esquentador de 11/12 litros pode ser o suficiente, uma casa com 2 ou mais casas de banho com duche, tudo a funcionar em simultâneo, um equipamento de 14/17 litros é o mais indicado.

Deve ter em conta que o esquentador deve ser instalado próximo das torneiras, deste modo, evita o desperdício de água fria inicial.

caldeira-condesacao-vaillant

Caldeira de Condensação auroCompact – Vaillant

Caldeiras de condensação: Estas caldeiras possibilitam o aproveitamento de energia associado a um consumo mais econômico. Contrariamente às caldeiras convencionais que libertam o calor dos gases na atmosfera, as caldeiras de condensação aproveitam o calor residual existente nos gases de exaustão.

Algumas caldeiras são compatíveis com sistemas solares, o que permite ser utilizada como equipamento de apoio, deste modo fornece apenas energia complementar necessária, como é o caso da caldeira de condesação aurocompact da Vaillant.

bomba-de-calor-w10-v2-sem-serpentina-wertec

Bomba de Calor W10 V2 com 2 Serpentinas – Wertec

Bombas de calor: São consideradas muito eficientes no aquecimento de água em casa. Com classificações energéticas A +, as bombas de calor são fontes de poupança energética, cerca de 85%, quando comparadas com os termoacumuladores convencionais.

O sistema utilizado pelas bombas de calor é muito semelhante ao ar condicionado, ou seja, o ar externo entra sempre mais quente do que no sistema por onde vai passar, aquece um circuito interno que, reforçado por um compressor, permite subir a temperatura da água até 62ºC. 

As bombas de calor permitem reduzir o consumo de água até 30%, uma vez que, estes equipamentos por norma têm economizadores de água associados, que permitem controlar o caudal.

Assim sendo, deve ter em conta alguns aspetos antes de adquirir uma bomba de calor, tais como, o espaço disponível que tem para o equipamento, o seu custo inicial e ter em consideração que as bombas requerem acesso facilitado ao exterior.

 

painel-solar-plano-termossifao-vitosol-111-f-ts1-viessmann

Painel Solar Plano Termossifão Vitosol 111 F TS1 – Viessmann

Painel solar térmico: Os painéis solares térmicos consistem num conjunto de células solares, que captam a luz solar e que posteriormente a transformam em energia.

Os painéis solares térmicos funcionam através de coletores no telhado, que absorvem a energia irradiada pelo sol. A água quente é então armazenada no cilindro até que seja necessária.

Uma vez que a energia solar é gratuita, é possível amortizar o investimento inicial em poucos anos.

Estes equipamentos vão permitir uma significativa poupança económica, permitindo a redução de até 75%, em média e por mês, na fatura de aquecimento de águas sanitárias, podendo mesmo ascender aos 100% em meses de maior exposição.

Então, qual é a melhor escolha para mim?

Procura a opção mais econômica?

Se já tem gás natural em casa e não pretende investir muito, o esquentador é uma boa opção, isto porque quando comparado o preço do gás natural e eletricidade, o gás natural é mais acessível. 

A escolha mais eficiente?

A bomba de calor é a solução mais eficiente, visto que, permite poupar o máximo no consumo de energia. 

Por exemplo, os painéis solares térmicos, apesar do seu custo inicial, são uma excelente opção, sendo que são compatíveis tanto com as bombas de calor, como com as caldeiras de condensação. Se pretende fazer um investimento inicial maior e ter um sistema bastante eficiente na sua habitação, esta seria uma boa escolha. 

Por fim, encontre aqui a melhor solução para aquecimento de águas!

A nossa seleção de Aquecimento de Águas

  • Bomba de Calor Monobloco Master 160 Plus R290 – Aqualius

  • Bomba de Calor Monobloco Master 120 Plus R290 – Aqualius

  • Bomba de Calor Monobloco Master 180 R32 – Aqualius

  • Bomba de Calor Eco 270ix – Bigavac

pos-venda-banner