Antes de tudo, o aquecimento central é umas das fontes mais utilizadas para aquecer as habitações. Apesar do clima ameno pelo qual Portugal é conhecido, a realidade é que no inverno as temperaturas baixas se fazem sentir, afetando imensas famílias.
Mas afinal em que consiste o aquecimento central? Quais são as suas vantagens e desvantagens? De seguida iremos abordar estas questão e muitas mais, para que esclareça todas as suas dúvidas.
Acima de tudo, este sistema de aquecimento, fornece calor a toda a sua casa. Partindo sempre de um ponto principal, espalhando-se pelas outras divisões, através de tubagens próprias para esse feito.
Como funciona o sistema de aquecimento central?
O processo é simples e eficaz, a água entra na caldeira que posteriormente é aquecida, a água de seguida entra na rede de tubagens e é encaminhada para os radiadores.
Dentro dos radiadores a troca de energia acontece e a temperatura da água diminui e a dos radiadores aumenta, assim que atinge a temperatura ambiente, a habitação fica mais quente e agradável.
Vantagens:
-
Recuperador a Lenha Focolare 80 Idro Crystal D.S.A – Nórdica ExtraFlame
Este tipo de sistema de aquecimento proporciona um aumento da temperatura ambiente sem remover a qualidade do ar que respira;
- Para além disso, permite acabar com a humidade e formação de bolores, no interior da habitação;
- É silencioso e permite aquecer várias divisões;
- Aquecimento constante, pode demorar um pouco o aquecimento de todas as divisões, mas assim que atingir a temperatura ideal, esta torna-se constante;
- Comparativamente aos equipamentos elétricos, o aquecimento central, é um sistema económico a longo prazo;
- Aumento na qualidade do sono, isto é, quando estamos num ambiente mais quente e comodo, as noites de sono acabam por ser melhores e mais relaxante;
- Pode controlar e otimizar o calor que este sistema produz, através de termostatos, aumentando assim a sua eficiência;
- Pode instalar este sistema na sua habitação, independentemente de ser nova ou antiga.
Desvantagens:
- Uma das grandes desvantagens é o custo inicial de instalação, caso a casa em questão ainda não possua uma rede de aquecimento;
- Como consequência a conta de energia e da manutenção pode ser mais elevada
Exemplos de soluções de aquecimento central:
Existem diversos sistemas de aquecimento central no mercado, destacamos então alguns exemplos:
- Caldeiras: As caldeiras aquecem a água, que irá percorrer toda a rede de tubagens até que chegue aos diversos emissores de calor, tais como, radiadores e toalheiros que constituem o sistema.
- Salamandras a pellets: são equipamentos que funcionam através de pellets (os pellets têm uma forma de granulado prensado, são feitos através de restos de folhas, serradura, lascas de madeira, entre outros.)
- Recuperadores de calor: podem ser embutidos numa lareira tradicional, ou num local específico construído para o efeito, otimizam a queima de combustível e podem também ser utilizados para aquecer a água da sua casa, dependendo do modelo escolhido;
- Painéis solares: Estes equipamentos de um modo geral são instalados nos telhados das casas, têm o poder de converter energia solar em eletricidade ou água quente, consoante o modelo selecionado;
- Ar condicionado: São um sistema de aquecimento central muito versátil, que podem ser utilizados tanto para aquecer ou arrefecer as habitações.
Pretende adquirir um sistema de aquecimento central, que permita aquecer a água para usos domésticos e simultaneamente aquecer a sua casa?
Portanto, na Klclima dispomos de uma vasta gama de soluções especializadas para aquecimento central, dispomos ainda de técnicos dispostos a tirar alguma dúvida que tenha.
Encontre aqui a melhor solução para aquecimento central!
A nossa seleção de Aquecimento Central