Quer cozinhar uma das suas melhores receitas enquanto aquece a sua cozinha ou até mesmo a sua casa? Nesse caso, um fogão a lenha é uma excelente opção. Com um fogão a lenha feito para cozinhar e aquecer, pode ter tudo o que uma pessoa precisa: comida e calor. Fique a conhecer de seguida quais os Tipos de Fogões a Lenha que temos para si!

Neste artigo, vai ficar a conhecer alguns dos melhores Fogões a Lenha Tradicionais para cozinhar e aquecer. A melhor parte é que se trata de fogões a lenha baratos comparativamente ao que aquecem.

O que é um Fogão a Lenha?

Sabe o que é um fogão a lenha? É um equipamento para cozinhar e/ou aquecer a casa, sendo que este usa a madeira como combustível. O Fogão é composto por uma fornalha fechada de metal sólido (normalmente em ferro fundido ou aço), geralmente revestida por tijolo refratário e por controladores de ar.

O que ter em conta antes de comprar um Fogão a Lenha?

A qualidade e a durabilidade são os fatores principais, porque quando gasta o seu dinheiro em algo, pretende que dure e não tenha problemas. Visto que os fogões a lenha normalmente são de ferro fundido ou aço, o que garante um desempenho a longo prazo. Um fogão de alta qualidade, como os da marca Hergóm ou Nórdica que a KLCLIMA comercializa, duram décadas e com pouca manutenção.

A eficiência sobretudo a nível de combustível. O ideal é que aqueça uma grande área da sua casa, queimando o menos possível de lenha. Para que consiga escolher o melhor fogão a lenha para aquecer e cozinhar deve saber os m2 da área que pretende aquecer. Alguns modelos apresentam uma potência mais elevada do que outros, por isso é essencial saber o espaço que quer aquecer antes de comprar o equipamento.

A segurança é outro fator decisivo na hora de comprar um fogão, para que sejam evitados acidentes. Para isso deve procurar algumas versões com amortecedores ajustáveis ou sistemas de ignição automática e até de materiais de combustão robustos.

Para juntar a estas qualidades, o fogão ideal para si deve ser de fácil manuseamento, ou seja, equipamentos com controles e configurações simples. A maioria dos fogões a lenha modernos contêm um termómetro de forno para ajudá-lo a manter uma temperatura consistente no forno.

Conheça então de seguida alguns tipos de fogão a lenha.

TIPOS DE FOGÕES A LENHA PARA COZINHAR

Fogão a Lenha Cares – Hergóm

O Fogão a Lenha Cares é um modelo em ferro fundido e aço, pensado em todos os pormenores de acabamento. Este destaca-se pela simplicidade e elegância das suas linhas. Conta também com a versão com saída posterior ou com a versão com saída superior, para assim ter uma maior liberdade para escolher o melhor local para o instalar.

Este é um modelo com entrada de ar exterior, e sistema de regulação automática do ar para combustão, permitindo assim regular a temperatura desejada.

O Fogão a lenha está ainda equipado com gaveta inferior com uma grande capacidade de arrumação e placa vitrocerâmica elevatória com bancada em ferro polido e esmaltado, para que assim possa facilmente mudar a superfície para cozinhar.

É também de acrescentar que é composto por forno a lenha de aço inoxidável.

fogao-a-lenha-verona-xxl-nordica-extraflame

Fogão a Lenha Verona XXL – Nórdica ExtraFlame

Fogão a Lenha Verona XXL – Nórdica

O Verona XXL é um fogão a lenha em ferro fundido, com porta de vidro duplo e porta do forno em aço. A sua frente e estrutura é em aço. Inclui também uma gaveta de cinzas removível. As portas são reversíveis.

Dessa forma é um modelo versátil, já que tem a possibilidade de escolher a localização da saída de fumos. Pode também inserir o equipamento entre móveis.

Como resultado é um fogão a lenha que consegue conjugar todas as suas necessidades, desde o seu design, qualidade, eficiência (classe energética A+ ) ao tamanho, pois tem uma ampla visão de fogo, tendo possibilidade de colocar troncos de lenha de 50 cm.

Além da sua grande visão de chama é de destacar o grande forno a lenha devido às suas elevadas dimensões, que possibilita cozinhar bastantes alimentos de uma só vez, juntamente com a luz de controlo de ignição ergonómico.

Fogão a Lenha Family 4.5 – Nórdica

O Fogão a Lenha Family 4,5 tem uma linha clássica com revestimento em aço, este apresenta uma potência de 7,5 KW, dando a possibilidade de aquecer 215 m3, dependendo claro da quantidade de combustível que coloca.

O seu sistema de combustão é desenvolvido pela Nórdica Extraflame que permite uma pós combustão capaz de reduzir drasticamente as emissões, graças ao sistema de ar secundário/terciário.

Este é um fogão a lenha barato para a qualidade que apresenta e com o acabamento único de esmalte colorido. A sua fornalha é de ferro fundido e todas as peças são de aço esmaltadas em ambos os lados ou galvanizadas. 

Na parte inferior existe um espaço extraível para guardar lenha ou acessórios para o fogão.

A saída de fumos é à direita e pode ser feita por cima ou por trás. Este possui ainda um puxador que serve tanto como decoração como proteção de queimaduras ou até mesmo para pendurar algumas toalhas para secar.

TIPOS DE FOGÕES A LENHA PARA AQUECIMENTO CENTRAL

Fogão a Lenha Saja 7/90 CC SE – Hérgom

Os Fogões a Lenha da Série Saja apresentam um design robusto e discreto. Estes têm uma porta de forno em vidro, permitindo assim o controlo visual da sua comida. 

Este é um modelo que permite que aproveite o calor da lenha, fazendo assim uso do aquecimento central da sua casa. Com uma potência de 16 Kw para a água, permite aquecer cerca de 110 elementos de radiadores, dando também 7 KW de aquecimento (máximo) para o ambiente onde fica instalado.

É um equipamento em ferro fundido de alta qualidade, tem uma grande resistência e uma boa projeção de calor.

Podemos também contar com 3 superfícies para cozinhar: uma bancada elevatória em vitrocerâmica, uma em ferro fundido esmaltado polido e o forno em aço inoxidável.

O fogão Saja 7 apresenta um desempenho superior a 80% e um nível de emissões muito reduzido, desta forma obteve a certificação energética A+.

Fogão a Lenha TermoRosa D.S.A. – Nórdica

TermoRosa D.S.A da Nórdica é um fogão a lenha tradicional em aço e ferro fundido, assim como as suas portas. Já o seu revestimento externo é em faiança ou pedra natural, dando assim um destaque único e fora do comum.

Assim, o forno a lenha é panorâmico esmaltado com estrutura em ferro fundido vitrificado.

Para além de ter a função de cozinhar, pode ser utilizado para aquecer a sua casa, através da água quente dos radiadores, por isso os seus 9 KW são importantes.

Este fogão tem uma gaveta de madeira e uma gaveta de cinzas removível. A sua saída de fumos é superior direita ou traseira.

Dessa forma, é permitido instalar este equipamento com combustível sólido (lenha) com vaso de expansão fechado, graças ao seu dispositivo de segurança que reduz totalmente a temperatura da água de acordo com as normas em vigor.

Igualmente tem também um sistema que facilita a limpeza do vidro, que funciona através de uma passagem de ar pré aquecido que evita a formação de sujidade no vidro da porta corta-fogo.

Ficou com alguma questão?

Em suma, os fogões a lenha são uma excelente alternativa aos fogões tradicionais, uma vez que podem ser utilizados tanto para cozinhar, como para o aquecimento central. Não esquecer que a nível económico são bastante vantajosos, visto que a lenha é um combustível barato.

Portanto, se procura Fogões a lenha elegantes, funcionais ou até mesmo os mais tradicionais. Quer seja para cozinhar, assar ou aquecer a sua casa.

Fogões a lenha, Fornos a Lenha, Fogões de Ferro Fundido, com portas de vidro…todas estas opções e mais algumas estão disponíveis tão perto de si, e pode encontrar todas essas informações na KLCLIMA.

Portanto se ficou com alguma duvida acerca dos Tipos de Fogões a Lenha que temos disponíveis, não se preocupe nos podemos ajudar, entre em contacto connosco.

Dê uma vista de olhos no nosso artigo “Porquê comprar um Fogão a Lenha?

Conheça a nossa gama de Fogões a Lenha:

pos-venda-banner