aspiração central

Máquina de Aspiração Central – Sach

Em primeiro lugar, a aspiração central é um método de aspiração embutido na estrutura de um edifício que oferece acesso através da ligação em salas e corredores.

Os arquitetos e designers escolhem estes sistemas de aspiração pela sua facilidade de acesso, uso e manutenção.

Por exemplo a pressão de vácuo para o sistema é criada por um motor localizado centralmente, que produz um vácuo capaz de remover todas os detritos, tais como, poeiras, sujidade, pequenos resíduos de metal e plásticos. 

Dependendo do seu design e do material, os sistemas de aspiração podem ser filtrados ou não filtrados.

As entradas para um sistema de aspiração central são ligados por canais, tubagens ou tubos instalados ao longo das paredes do edifício.

Pode ativar o circuito elétrico da mangueira através de um interruptor na porta de vácuo que logo depois é ativado quando a tampa é aberta.

Benefícios da Aspiração Central:

Então os sistemas de aspiração são um método conveniente e econômico para fazer a limpeza de grandes edifícios com vários andares.

Sabia que este sistema é um excelente substituto dos aspiradores convencionais? É possível que diferentes pessoas em diferentes andares possam aceder ao sistema.

Desta forma a sujidade e os detritos recolhidos passam por um sistema de tubos, e de seguida são armazenados num caixote removível ou através de  um saco a vácuo.

Nos sistema com filtros, estes são colocados em locais estratégicos de forma a remover as partículas do ar.

Uma vez que as mangueiras e os acessórios têm características padrão, é possível reduzir a quantidade de equipamentos que a equipa de limpeza precisa carregar.

Os motores dos aspiradores centrais funcionam segundo os mesmos princípios dos outros aspiradores. Na maioria dos casos, estes são maiores, mais poderosos e feitos de materiais mais duráveis.

Existem três tipos principais de motores de aspiração central, que são fluxo, bypass periférico e tangencial.

As Vantagens do Sistema de Aspiração Central

Os sistemas de aspiração central são uma boa opção para quem procura soluções de limpeza. Desta forma a sujidade, os materiais e a poeira recolhidos são encaminhados para uma única unidade que os apanha e posteriormente este sistema impede a sua circulação.

Os principais componentes de um sistema de aspiração incluem o motor de aspiração, a caixa do recipiente, a unidade de filtragem num sistema filtrado e uma unidade de exaustão.

Assim a potência do sistema depende do tamanho do motor e de como os vários elementos são combinados.

Independentemente de como os sistemas de aspiração central são construídos, eles têm várias vantagens quando comparados com os aspiradores portáteis.

Leia de seguida algumas dessas vantagens.

  • Qualidade do ar:

A unidade de aspiração central não descarrega ar forçado nem move os alérgenos e partículas de poeira.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental o uso de um aspirador central reduz significativamente as alergias à poeira.

O ar gasto é removido para uma área de serviço ou enviado para o exterior através de uma saída de exaustão semelhante a uma ventilação padrão de secadora de roupas.

Poder de Sucção:

Este tipo de sistema de aspiração possui motores maiores e mais potentes o que faz com que o poder de limpeza seja superior. Desta forma, uma maior sucção significa limpeza de maior qualidade para remover as menores partículas de poeira.

Alguns sistemas possuem dois motores que oferecem mais potência de sucção.

  • Filtração:

O sistema de filtragem é mais eficaz e é capaz de filtrar grandes quantidades de poeira e alérgenos. As partículas nocivas são capturadas e libertadas.

  • Detritos Difíceis:

Os sistemas de aspiração central removem substâncias secas, como pó de gesso, farinha derramada, toner de impressora a laser, pedaços de metal, pedaços de arame e lascas de vidro quebrado. 

Caso opte por uma aspiração sem filtros, esta remove a maior variedade de materiais, enquanto sistemas com intercetores a vácuo húmidos separam líquidos.

Tenha atenção qualquer material tóxico, tais como o amianto, devem ser removidos por equipamentos especializados e não pelo sistema de aspiração central.

  • Ruído:

A aspiração central é muito silenciosa, uma vez que, o motor se encontra localizado por norma em caves ou arrecadações.

  • Conveniência:

A instalação, o uso e armazenamento de mangueiras e ferramentas de limpeza são rápidos e eficientes. A limpeza das escadas é mais fácil com a quantidade limitada de equipamentos.

  • Esvaziamento:

Os sistemas de aspiração central recolhem grandes quantidades de sujidade e poeira antes de precisarem ser esvaziados, o que pode ser feito com menos frequência, como algumas vezes por ano.

A natureza única dos sistemas ciclónicos exige um manuseamento especial do recipiente quando precisa ser esvaziado.

  • Custo:

O custo inicial de instalação de um sistema de aspiração central pode ser alto, no entanto, o único custo contínuo é a substituição de filtros.

Em sistemas sem filtros, não há nenhum custo contínuo, exceto a substituição das mangueiras de vácuo.

A maioria dos sistemas de aspiração central funciona melhor quando recebe manutenção regular, o que pode ser outro fator de custo.

  • Compatibilidade da ferramenta:

As mangueiras de um sistema de aspiração central são compatíveis com ferramentas padrão da indústria usadas com aspiradores portáteis. 

Nos Estados Unidos, o tamanho padrão é 1 1/4 de polegada, diâmetro interno. Com alguns acessórios, pode ser necessário remover a sucção excessiva.

  • Proteção de Paredes e Móveis:

Ao utilizar um sistema de aspiração central não precisa se preocupar com os danos nos moveis ou paredes, visto que, não tem nenhum aparelho atrás de si quando aspira.

A mangueira é flexível e inserida na entrada.

A alça ou varinha é segurada pelo operador, estas são as únicas partes do sistema que estão na área quando limpa.

  • Durável:

Sabia que os sistemas de aspiração central podem durar de 30 a 40 anos? A única manutenção que pode ser necessária é a substituição dos filtros, bolsas ou a lubrificação do motor.

Como Funciona um Sistema de Aspiração Central?

Os sistemas de aspiração central foram pensados para remover de forma conveniente a sujidade e os resíduos.

As suas entradas são colocadas de forma estratégica para tornar o acesso ao sistema mais fácil.aspiração central

Por outras palavras o sistema de aspiração central é composto pelo motor de aspiração, carcaça do canister, filtro nos sistemas filtrados, unidade de exaustão, mangueiras de conexão e entradas.

Ou seja, a sua potência depende do tamanho do motor, que pode variar de 10 cv a 100 cv dependendo do tamanho do sistema, localização da unidade de potência e área a ser limpa.

Os sistemas industriais de aspiração central são capazes de aspirar grandes quantidades de material por hora e filtrar partículas de até 0,3 mícron. 

Desta forma fornecem melhor qualidade do produto, recuperação de material e reduzem o desgaste do equipamento, bem como os custos de mão de obra.

Sabia que existem dois fatores cruciais que determinam o desempenho de um sistema de aspiração central, que são o fluxo de ar e a pressão?

  • A medição do fluxo de ar informa quanto ar está a ser movido através do sistema e é medida em pés cúbicos por minuto (cfm).
  • A pressão do sistema é uma medida da tração ou força do sistema, que é indicada em libras por polegada quadrada (psi).

Na Klclima pode encontrar diferentes máquinas de aspiração central, kits e mangueiras, tomadas e glutoes, escovas e acessorios, entre muitos outros. 

Por fim em caso de dúvidas pode sempre contar connosco para o ajudar.

pos-venda-banner