Em primeiro lugar, a caldeira a lenha Estarreja tal como o nome indica, utiliza este combustível para o aquecimento. Este equipamento aproveita o calor libertado pela queima da lenha, fazendo assim o aquecimento central. A permuta de calor é feita através do corpo da caldeira Estarreja para a água que circula no seu interior.

A lenha Estarreja é um combustível económico para o aquecimento de uma habitação, compensando assim rapidamente o investimento inicial de um equipamento a biomassa.

Como resultado, a caldeira a lenha Estarreja produz calor que vai circular diretamente na água, aquecendo desta forma os radiadores, e consequentemente todas as divisões da sua casa que possuírem radiadores. Assim, caso não pretenda aquecer alguma divisão pode simplesmente desligar a torneira do seu radiador.

caldeira a lenha

Por exemplo algumas caldeiras a lenha são parcialmente automatizadas, principalmente no que diz respeito à regulação do ar de combustão. A lenha é então colocada no depósito uma a duas vezes por dia durante a época mais fria.

Podemos distinguir dois tipos de caldeira Estarreja, a convencional e a de chama invertida

  1. A caldeira convencional Estarreja é composta pelo circuito de fumos tradicional e tem a função de trocar calor entre o trajeto da câmara de combustão e de exaustão. Esta caldeira expele mais rapidamente os gases de combustão, bem como os seus resíduos. Assim, a manutenção desta caldeira é consideravelmente simples
  2. A caldeira de chama invertida Estarreja cria um circuito de fumos longo, através da inversão da chama promovida pelo ventilador. E consequentemente vai aumentar a área de permuta dos gases de exaustão. Visto que o circuito de fumos é extenso levará ao abrandamento da velocidade das saídas de gases, criando assim uma maior necessidade de manutenção.

A caldeira a lenha Estarreja tem a possibilidade de ficar numa área técnica ou até mesmo numa garagem, já que a função deste é só transmitir o calor para o aquecimento central.

A maioria das soluções a lenha recorrem sempre ao apoio de um depósito de inércia, de grande capacidade, de maneira a garantir que existe sempre um local para a escoar a energia gerada pela caldeira Estarreja. Assim, esta água será utilizada como reservatório de energia, para utilizar ao longo do dia, mesmo que a caldeira já não tenha lenha no seu depósito.

Além disso, a caldeira a lenha Estarreja produz calor que vai circular diretamente na água, aquecendo os radiadores, e consequentemente todas as divisões da sua casa que possuírem radiadores. Ao mesmo tempo, caso não pretenda aquecer alguma divisão pode simplesmente desligar a torneira do seu radiador.

Por fim não esquecer que a limpeza da câmara de combustão é essencial para o bom desempenho da caldeira Estarreja.

Dicas para manter a Caldeira a funcionar corretamente

Antes de proceder a qualquer operação de limpeza é imperativo que a caldeira se encontre suficientemente fria.

Assim, deve manter a câmara de combustão do equipamento sempre desimpedida e limpa. Para esse efeito, pode recorrer a um aspirador de cinzas. Um aspirador de cinzas Estarreja é mais resistente do que o normal, tornando assim a limpeza mais segura.

Em relação à passagem de fumos é necessário retirar o registo frontal e a grelha do fundo da câmara de combustão e a seguir raspar as cinzas do interior com o atiçador. As cinzas devem ser recolhidas na zona inferior da caldeira com auxílio da gaveta.

Mesmo fazendo a limpeza habitual, deve fazer além disso, a manutenção do equipamento uma vez por ano, para remover a acumulação de cinzas que ficam no interior.

Desta forma, na KLCLIMA encontrará uma vasta gama de caldeiras a lenha Estarreja para todas as necessidades de aquecimento. Pode consultar também os artigos disponíveis na nossa página, ou dirigir-se diretamente à nossa Loja em Braga,Vila Nova de Gaia e Estarreja. Em caso de dúvidas, temos sempre ao dispor técnicos Estarreja especializados para o ajudar e fornecer todo o apoio necessário.

klclimalogo
mcz






    11
    Anos de experiência
    Trazemos a técnica conhecimento e experiência

    Assim sendo, comercializamos produtos e Instalamos nas diversas áreas da climatização, como equipamentos a Lenha ou pellets, em Recuperadores de Calor, Salamandras, Caldeiras, Fogões a Lenha, Bombas de Calor, Aspiração Central, ar condicionado, aquecimento central e painéis solares, aos mais diversos tipos de clientes, como residenciais, empresariais, hotéis, centros comerciais, entre outros…

    Para além disso, prestamos todo o tipo de serviços de assistência técnica nas várias áreas enumeradas anteriormente. Asseguramos assim um serviço total ao cliente desde a aquisição de equipamentos à sua manutenção, garantindo a sua total satisfação.