Escolher o tamanho correto de um recuperador de calor é crucial para garantir o máximo desempenho e eficiência do sistema de aquecimento. Ao tomar essa decisão importante, devemos considerar vários fatores. Por essa razão decidimos escrever este artigo para que saiba Como Escolher o Tamanho Correto de um Recuperador de Calor!

O que é um Recuperador de Calor

Um Recuperador de Calor é como uma caixa fechada em ferro fundido ou aço, à prova de fogo. O vidro térmico, resistente a altas temperaturas, constitui a parte frontal.

O principal objetivo é aumentar o rendimento do calor produzido pela queima de matérias-primas e evitar, ao mesmo tempo, o aumento do consumo de combustível.

7 Aspetos que deve ter em consideração no momento da decisão:

  1. Área a ser aquecida: Avalie o tamanho da área que você deseja aquecer com o recuperador de calor. Tira as medidas do volume, ou seja do metro quadrado ou cúbico do espaço para ter uma ideia clara das necessidades de aquecimento.
  2. Isolamento: Considere o nível de isolamento da sua casa. Se a sua casa é bem isolada, você pode precisar de um recuperador de calor menor para alcançar e manter uma temperatura confortável.
  3. Localização: Pense na localização do recuperador de calor dentro da sua casa. Se for colocado num espaço central, pode ser mais eficaz na distribuição do calor por toda a casa.
  4. Altura do teto: Casas com tetos altos podem exigir um recuperador de calor com maior potência para garantir a distribuição eficiente de calor em todo o espaço..
  5. Clima local: Considere o clima da sua região. Em climas mais frios, pode ser necessário um recuperador de calor com maior capacidade de aquecimento para lidar com temperaturas mais baixas.
  6. Consulte um profissional: Se estiver indeciso sobre qual tamanho escolher, é sempre uma boa ideia consultar um profissional em sistemas de aquecimento. Na Klclima podemos avaliar as características específicas da sua casa e oferecer recomendações personalizadas.
  7. Eficiência energética: Opte por um recuperador de calor com uma classificação de eficiência energética alta. Isso não apenas ajudará a reduzir os custos de energia, mas também minimizará o impacto ambiental.
Nota: Como calcular o volume: 
  • Multiplique o comprimento x largura x altura das divisões = área
  • Multiplique a área pelo pé direito para encontrar o volume.

Já tenho lareira na minha habitação, o que posso fazer?

Saiba que, mesmo já tendo uma lareira existente na sua habitação, é possível colocar um recuperador de calor para melhorar o seu rendimento. 

Primeiramente, aconselhamos que faça a devida medição da câmara de combustão, largura, altura e profundidade para que possamos sugerir um recuperador compatível. Portanto, aproveite para ler o nossos artigo “Colocar Recuperador em lareira Existente”.

Ainda estou na fase de projeto, o que sugerem?

O indicado é que haja um bom planeamento do local da instalação da lareira para se fazer a devida saída de fumos, para que não tenha de realizar alterações posteriormente. 

Neste caso, ainda pode antecipadamente optar por canalizar ar para outras divisões, através de saídas de ar quente canalizável.

Em resumo

Portanto, ao considerar esses pontos, você está mais preparado para escolher o tamanho correto de um recuperador de calor que atenda às suas necessidades específicas e proporcione conforto durante os meses mais frios do ano.

Exemplos de Recuperadores de Calor