Obter o máximo de calor da sua salamandra a lenha , recuperador a lenha ou lareira envolve mais do que simplesmente atiçar o fogo. Para evitar a despesa e o trabalho adicionais de queimar o seu stock de canhotas muito rapidamente, siga estas dicas testadas e comprovadas para maximizar cada tonelada de lenha.

1. Fogo quente = fogo mais limpo

Quão quente você deve ligar seu fogão, lareira ou lareira para obter o máximo de calor e a queima mais limpa? Testes de laboratório mostram que a queima em fogo médio a médio-alto fornece a queima mais limpa, fornece mais calor e reduz o acúmulo de chaminés.

2. Use lenha com um bom tempo de secagem

Lenha humedecida causa fumaço, chamas fracas e baixa produção de calor. Invista num medidor de humidade e teste a sua madeira para garantir que seu teor de humidade seja inferior a 20%. Existem testes simples que você mesmo pode fazer para avaliar o teor de humidade da madeira. Domine-os e estará encaminhado para queimar com mais eficiência. 

3. Mantenha a sua chaminé limpa

Embora seja fácil atrasar a manutenção de rotina anual ou bianual, manter a sua chaminé livre de acúmulo garante que a sua lareira ou recuperador estejam a queimar a lenha com eficiência e, o mais importante, com segurança. Dica: contrate um serviço de limpa chaminés de 2 em 2 anos ou de 2 em 2 toneladas de lenha queimadas.

4. Compre um equipamento com tamanho e potência adequados

É importante ter um aparelho que seja proporcional ao tamanho do seu espaço/casa. Um recuperador muito grande significa que não será capaz de sustentar fogos quentes tempo suficiente para queimar de forma eficiente e limpa, e ao ter uma salamandra muito pequena significa que acabará por aumentar a potência da mesma. irradiação, isolamento e outras fontes de calor são fatores a serem considerados ao determinar o tamanho certo da salamandra ou recuperador. Se não tiver certeza ou tiver dúvidas se o seu equipamento  é do tamanho certo para sua sala, contacte a Klclima para marcar uma avaliação em casa.

5. Opte por aquecimento por zona para maior eficiência 

O aquecimento por zona é feito tendo em conta áreas específicas de sua casa com a sua própria fonte de calor. Não desperdice dinheiro a aquecer os espaços que você não utiliza com frequência. O aquecimento por zona pode reduzir o consumo de energia (e a conta da lenha), pois acabará por desligar o equipamento enquanto ainda aquece as áreas onde passa a maior parte do tempo.

6. Invista num modelo mais recente

Salamandras e Recuperadores de calor ultrapassados ​​queimam mais lenha em menos tempo. Ao investir numa salamandra ou recuperador com tecnologia de ponta, desfrutará de periodos de queima mais longos e menos idas à pilha de lenha.

 Curioso se o seu equipamento está desatualizado? Leia este post sobre Entre em 2022 com um novo Recuperador de Calor

Não perca mais tempo peça o seu Orçamento ainda hoje!

A nossa seleção de Recuperador a Lenha

pos-venda-banner