Quando chega a hora de escolher um equipamento de aquecimento, surgem várias questões, entre as quais, qual a melhor opção, salamandra a pellets ou salamandra a lenha.

Escolher uma salamandra pode ser uma decisão complicada, uma vez que envolve um investimento significativo. Relativamente ao design, tanto as salamandras a lenha como a pellets são cada vez mais atraentes, hoje em dia, existem uma grande variedade de modelos no mercado.

Estes equipamentos são cada vez mais, um elemento decorativo e de destaque nas casas, para o ajudar na escolha da salamandra ideal para si, apresentamos de seguida algumas vantagens e desvantagens de cada uma.

 

Salamandra a Pellets:

salamandra-a-pellets-curve-mcz

Salamandra a Pellets Curve – MCZ

Uma salamandra a pellets pode ser uma boa opção para aquecimento da sua habitação, tudo depende do uso que pretende dar ao aparelho.

Ao adquiri este aparelho, inicialmente deve decidir o local desejado para a instalação da salamandra, deve respeitar as medidas mínimas. A instalação da salamandra deve ser feita por um profissional.

A salamandra a pellets é sinonimo de aquecimento moderno, decoração e desempenho eficiente.

A sua limpeza pode ser feita com auxílio de um aspirador de cinzas e de um limpo vidro de alta temperatura.

De momento existem vários modelos de salamandras a pellets que se adaptam a variadas situações, pode consultar aqui as salamandras que temos disponíveis.

 

Como acender uma salamandra a Pellets?

Verificar se a instalação elétrica e as tomadas de corrente têm a capacidade de suportar a absorção máxima da salamandra apresentada na placa. Deve certificar-se de que a instalação seja provida de uma ligação à terra.

A primeira operação a ser executada é ligar a ficha da salamandra ao sistema elétrico e encher o depósito de pellet. Para que esta operação, seja bem feita é necessário prestar muita atenção para não despejar diretamente todo o saco de pellets de uma só vez, deve executar a operação lentamente, de seguida carregue no botão ligar/desligar.

O equipamento entra em funcionamento automaticamente fazendo a ignição da combustão. Para desligar o aparelho deve carregar continuamente durante uns segundos, na tecla ligar/desligar.

Todos os modelos de salamandras são diferentes, ou seja, é necessário ler o manual de utilização do equipamento.

Dependendo do modelo de salamandra, existem várias opções complementares, tais como, alteração da potência, ajuste de temperatura, data e hora para programação do horário, entre outros.

 

salamandra-a-pellets-stream-mcz

Salamandra a Pellets Stream – MCZ

Precauções que deve ter quando o aparelho esta aceso:

– Não deve abrir a porta;

– Não aconselhamos tocar no vidro da porta, pois esta muito quente;

 Deve prestar atenção para que as crianças não se aproximem;

– Não aconselhamos tocar na descarga dos gases de combustão;

– Não deve colocar nenhum tipo de líquido no interior da fornalha;

– Não faça nenhum tipo de manutenção até que a salamandra esteja fria;

– Não faça nenhuma intervenção, a não ser que seja feita por pessoal qualificado;

– Deve respeitar e seguir todas as indicações presentes nos manuais do equipamento.

 

salamandra-a-pellets-sweet3-7-cadel

Salamandra a Pellets Sweet3 7 – Cadel

Limpeza e manutenção:

Uma salamandra necessita de uma limpeza simples, mas com regularidade para que seja garantida a sua máxima eficiência e um funcionamento regular.

Para que o aparelho funcione sem nenhum tipo de problema é necessário: fazer uma limpeza regular das cinzas que se depositam na gaveta, a limpeza do interior deve ser feita pelo menos uma vez por mês.

O vidro deve ser limpo frequentemente com um produto de limpeza apropriado, deve respeitar sempre as recomendações das instruções de utilização, evitando sempre que este produto atinja os locais onde está colocado o cordão de vedação, pois desta forma poderá provocar a sua descolagem.

Os elementos de ferro da salamandra nunca devem ser limpos com detergentes, apenas com um pano seco ou húmido.

O sistema de ventilação deve ser também alvo de verificação com regularidade.

Recomendamos a limpeza da chaminé uma vez ao ano, tendo em conta a sua utilização, esta limpeza deve ser feita por profissionais.

Aconselhamos que a manutenção do aparelho seja feita, de modo regular e por parte de um técnico especializado.

banner-venda