De certeza que já se questionou qual a melhor solução de aquecimento para a sua habitação, e já deve ter ouvido falar em recuperadores de calor. Mas afinal sabe como funciona um recuperador de calor ventilado?
Saiba mais sobre este tema de seguida!
Em primeiro lugar são diferentes das lareiras tradicional, uma vez que, os recuperadores permitem conservar o calor e distribui-lo pelas divisões da sua casa. Conseguindo assim um rendimento superior.
Como funciona um recuperador de calor ventilado?
Um recuperador de calor é um equipamento fechado à prova de fogo, é feito em aço ou ferro fundido, as suas frentes têm um vidro resistentes às altas temperaturas.
Pode colocado numa lareira existente ou num local construído para o efeito.
Sabe qual a diferença do recuperador normal e um ventilado?
A grande diferença de um recuperador de calor normal de um recuperador ventilado: Os ventilados vêm com um ventilador incorporado, que por sua vez é utilizado para efetuar uma ventilação forçada.
Estes tipos de recuperadores permitem que o ar circule.
Os recuperadores de calor ventilados são uma boa opção para quem pretende aquecer uma divisão grande da casa. Visto que, os seus ventiladores fazem circular o calor pelas divisões, o que não se verifica nos recuperadores de calor sem ventilação.
Ao optar por equipamento com ventilação, este vem equipado com um ventilador elétrico, que acelera o processo de convecção, o que faz aquecer mais rapidamente o local onde se encontra instalado.
Nesse sentido, os kits de ventilação aumentam o rendimento do recuperador, aproveitando melhor a energia produzida pela queima de combustível.
Recuperadores de calor a ar:
Assim, um recuperador de calor a ar pode ser ideal para si que tem uma lareira aberta em casa e apenas pretende, torna-la mais eficiente e económica.
Se por acaso tem uma lareira aberta em casa então está é uma boa opção para si.
Os recuperadores são equipamentos que graças à sua eficiência e à menor sujidade produzida, tornam-se uma ótima solução para aquecer habitações.
São ainda utilizados como decoração graças ao seu design elegante e sofisticado.
Assim, existem inúmeras opções de recuperadores ventilados: alguns com um design mais moderno, outros mais tradicionais, com portas de abertura lateral ou vertical.
Além disso pode encontrar ainda equipamentos com dupla cara, para quem pretende apreciar a chama de todos os ângulos.
Apesar das vantagens dos recuperadores ventilados, cada caso é um caso, por isso é necessário analisar as suas necessidades em primeiro lugar.
Será que o Recuperador de Calor Ventilado é a melhor solução para si?
Nem sempre estes equipamentos são os mais indicados, se no seu caso apenas pretende aquecer uma divisão da sua habitação, pode optar por um recuperador de calor sem ventilação, mas de maiores dimensões.
Nesse sentido, é importante referir que quanto maior for o equipamento, maior será a necessidade de colocar lenha na lareira.
No entanto, se pretende aquecer uma divisão mais ampla, os recuperadores ventilados são fundamentais.
Por exemplo se optar pela instalação de um recuperador de calor sem ventilação, a entrada e saída de ar terá de ser maior, para que seja reforçada a convecção, ou seja, a transferência de energia calorifica.
Alguns modelos de recuperadores de calor ventilados, podem ser ligados a outros equipamentos de aquecimento, tais como, painéis solares ou aquecimento central.
Assim sendo, quando precisar de aquecer mais os espaços, pode sempre combinar o recuperador de calor com os outros equipamentos de aquecimento.
Em suma o aquecimento da sua casa pode ser mais amigo do ambiente, mais eficiente e mais económico.
Por fim se ficou com dúvidas sobre como funciona um recuperador de calor ventilado. Pode tirar mais informações no nosso artigo “A importância dos ventiladores nos recuperadores de calor”.