Lareiras Elétricas

As Lareiras elétricas são uma tendência que tem vindo a ganhar um maior destaque no mercado do aquecimento. As salamandras elétricas são soluções seguras, práticas e eficientes. 

Por fim, estes equipamentos são mais práticos do que as lareiras convencionais, uma das grandes vantagens é que são práticas, ao contrário das lareiras tradicionais, com uma salamandra elétrica, não perde tanto tempo a acender.

Aproveite ainda para ler o nosso artigo “Saiba como fazer a manutenção e reparação da sua salamandra”.

Salamandras

Procura alguma salamandra para aquecer a sua habitação? Como resultado, na Klclima pode encontrar diferentes salamandras. Pode assim optar por uma salamandra a lenha, a pellets, a gás, ou elétrica.
Em primeiro lugar, as salamandras são desenvolvidas de forma a serem apelativas a nível visual, mas acima de tudo são bastante fáceis de utilizar. Por exemplo, o seu design depende muito das preferências de cada pessoa.

Assim sendo, uma das grandes diferenças de um recuperador de calor de uma salamandra, é que a salamandra não é encastrável, ou seja, não há necessidade de aberturas em paredes. Desta forma, este tipo de equipamentos só necessitam de um tubo de extração, tornando mais fácil a sua colocação em qualquer ponto da sua casa. 

Sobretudo, por existir uma grande variedade de salamandras no mercado, torna-se mais difícil fazer a escolha certeza, por isso é que estamos aqui para o ajudar!

Desde já, as salamandras têm diferentes potencias e características, por isso é que se torna difícil escolher o melhor para a sua casa, tem de ter atenção ao tamanho do espaço que pretende aquecer, se procura um equipamento para aquecer também a água, entre outros. 

Salamandras a Lenha

A Salamandra a Lenha moderna é mais segura e eficiente do que os modelos mais antigos, para além disso, pode ser instalada numa divisão da casa sem a necessidade de complementos.

As salamandras a lenha são então diferentes das salamandras a pellets, por exemplo em termos de tecnologia, as salamandras a lenha são um pouco mais simples. Portanto, as salamandras a lenha mais antigas, normalmente, são construídas em ferro fundido ou aço e não costumam ter nenhum tipo de ventilação, por outro lado as as salamandras a lenha modernas têm um sistema de ventilação que ajuda na combustão e no aproveitamento da lenha tendo um rendimento bastante elevado.

Salamandras a Pellets

Acima de tudo, a Salamandra a Pellets é bastante popular porque pode ser programada. Aquecem os espaços através de ventilação ou pode optar pela opção de aquecimento central, desta forma, produzem água quente para os radiadores.

Ao contrário de outros equipamentos, as salamandras a pellets não perdem o calor quando os fumos saem, uma vez que inclui um sistema para aquecimento da divisão onde está instalada.

Normalmente as salamandras a pellets incluem um controlo que permite definir a temperatura e a potência.

Por exemplo, as salamandras a pellets garantem rendimentos superiores a 80 % e existem modelos com depósitos com grande capacidade de armazenamento de pellets para que não seja necessário abastecer regularmente.

Salamandras a Gás

Antes de mais nada, as salamandras a gás são uma boa alternativa para quem não quer um equipamento a lenha. Estas salamandras proporcionam um aquecimento eficiente e um ambiente confortável.

Têm definitivamente, uma eficiência energética bastante elevada e são mais amigas do ambiente.

Para além disso, o gás natural é uma fonte de energia mais ecológica quando comparada com outras opções, assim, apresenta outras vantagens como o facto de ser mais barato e mais prático que outras alternativas.

O que devo ter em conta antes de comprar uma Salamandra?

Ao comprar uma salamandra deve ter atenção a alguns pontos fundamentais, tais como a potência do equipamento, o volume de aqueciemnto que este proporciona, o custo de aquisição e não menos importante o custo operacional, entre outros.

salamandras

Potência

O primeiro passo começa por ter uma ideia do tamanho da área que pretende aquecer, tem de ter em conta a potência necessária para que o espaço fique quente. Deve ter em atenção a localização da casa e o seu isolamento térmico. 

volume

Volume de aquecimento

Comece por calcular a potência que o equipamento deve ter para aquecer a área pretendida, por exemplo calcule a (superfície m2 x a altura da divisão) = m3. 

salamandras

Custo de aquisição

O valor dos equipamentos para aquecimento variam consoante as características de cada um, na Klclima pode encontrar diferentes orçamentos!

investimento

Custo Operacional

O custo operacional pode varia consoante as características dos equipamento, por exemplo uma salamandra com uma potência superior pode consumir mais, no entanto o rendimento térmico também vai ser outro. 

Conheça também as nossas restantes categorias:

  • Recuperador de Calor a Lenha, a Pellets, a Gás e Lareiras Elétricas;
  • Salamandras a Lenha e a Pellets;
  • Fogões a Lenha para Aquecimento Central e para Cozinhar;
  • Caldeiras a Lenha, a Pellets e a Gás;
  • Aspiração Central (Máquinas de Aspiração, Kits e Mangueiras, Tomadas e Glutões, Escovas e Acessórios, Material de Instalação e Robótica);
  • Ar Condicionados Gama Doméstica e Gama Comercial;
  • Bombas de Calor para Aquecimento de Águas Sanitárias e para Aquecimento Central;
  • Painéis Solares Fotovoltaicos e Térmicos

Vale Eficiência

A Klclima – é uma empresa que aderiu ao Programa de Apoio “Vale da Eficiência” – 1ª Fase Tipologia 3.3 – Caldeiras e recuperadores a biomassa com elevada eficiência

Consulte em: https://www.fundoambiental.pt/plataforma-vales-de-eficiencia/lista-de-fornecedores-vale-eficiencia.aspx

Vale de Eficiência:

O programa “Vale Eficiência” enquadra-se num conjunto de medidas que visam combater a pobreza energética e reforçar a renovação dos edifícios, a nível nacional. Este vale possibilita o aumento do desempenho energético e ambiental dos mesmos, do conforto térmico e das condições de habitabilidade, saúde e bem-estar das famílias. Portanto, contribui para a redução da fatura energética e da pegada ecológica.

Enquadra-se no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal. Estando enquadrado no investimento TC-C13-i01 – Eficiência Energética em Edifícios Residenciais da Componente C13 – “Eficiência Energética em Edifícios.

Assim, ao abrigo deste programa pretende-se entregar 100.000 “vales eficiência” a famílias vulneráveis até 2025, no valor de 1.300 € acrescido de IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) cada. Desta forma, pode então investir na melhoria do conforto térmico da sua habitação, quer seja em intervenções na envolvente, quer pela substituição ou aquisição de equipamentos e soluções energeticamente eficientes. A presente fase do Programa, visa a entrega de 20.000 vales.

Em que consiste o Vale Eficiência: 

Portanto, o programa “Vale Eficiência” pretende ainda estimular e dinamizar o desenvolvimento económico e social, com o envolvimento das empresas, locais e nacionais. Desta forma as empresas que prestam serviços às famílias ao abrigo deste programa, impulsionam a recuperação da economia, geram riqueza e criam emprego. 

Esta iniciativa encontra-se também alinhada com os objetivos nacionais em matéria de energia e clima, com vista a atingir a neutralidade carbónica em 2050. 

Assim sendo, a operacionalização deste Programa será realizada através do Fundo Ambiental (FA), com o apoio da Agência para a Energia (ADENE) e da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

A presente iniciativa tem como objetivo contribuir para a mitigação de situações de pobreza energética, através da atribuição a famílias economicamente vulneráveis e em situação de potencial pobreza energética. Um vale no valor de 1.300€ (mil e trezentos euros), acrescidos de IVA à taxa legal em vigor, para que estas possam usar em fornecedores aderentes ao Programa. Pode ser utilizado na aquisição de serviços, materiais ou equipamentos que permitam melhorar o desempenho energético da sua habitação permanente.

Deste modo, as ações a desenvolver em edifícios habitacionais existentes de habitação permanente, devem contribuir para as metas definidas no Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030 (PNEC 2030). Na Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios (ELPRE) e na Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética, bem como para outros objetivos ambientais.

Mais aqui: https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/vales-eficiencia.aspx

 

casa mais eficiente