Esquentadores
Em primeiro lugar, os esquentadores funcionam de forma relativamente simples. Começa assim que se abre uma torneira de água quente. Este simples gesto é detetado de forma automática, e começa de seguida a passagem de gás para queimador.
De seguida, no queimador, o gás é misturado com ar e é queimado, depois a energia é libertada. Os gases quentes provenientes da combustão aquecem a tubagem e assim a água que se encontra no seu interior é aquecida também e encaminhada pela tubagem até à torneira aberta.
Certamente, os três tipos de esquentadores a gás mais conhecidos são os estanques, atmosféricos e os ventilados. Por exemplo, se procura algum esquentador para a sua casa, é importante ter em atenção as características da exaustão existentes na habitação e as necessidades de utilização.
Ao mesmo tempo, a escolha do esquentador ideal depende muito das condições da sua casa e o tipo de energia utilizada.
Esquentadores Estanque
Se a sua casa tem insuficiente admissão de ar e/ou insuficiente exaustão, então é o modelo ideal para si.
Esquentadores Atmosféricos
Por outro lado, se a sua casa tem uma boa e permanente ventilação pode optar por esquentadores atmosféricos. O ar é então captado da divisão onde instalou o aparelho.
Esquentador Ventilado
Se por outro lado a sua casa é um local onde as condições para a saída correta dos gases de combustão são menos do que ideais ou não existe uma boa admissão de ar, este modelo é ideal. Neste modelo, a evacuação é feita através do ventilador, que fica na saída do aparelho.
Por fim aproveite para tirar as suas duvidas aqui: Esquentador ou Termoacumulador, qual escolher?