Bem-vindo ao mundo da energia solar, onde a luz do sol se converte em eletricidade, impulsionando inovações sustentáveis, que transformam a maneira como geramos e consumimos energia. Para responder a qualquer tipo de pergunta, criamos este blog “Tipos de Painéis Solares”, um guia abrangente para explorar os diferentes tipos de painéis solares. Aqui, oferecemos uma visão completa das tecnologias que impulsionam essa revolução energética.

Os painéis solares, também conhecidos como módulos fotovoltaicos, são dispositivos tecnológicos projetados para converter a luz do sol em eletricidade utilizável. Para além disso, estes equipamentos representam uma fonte de energia revolucionaria. São então fundamentais para a transição de formas mais limpas e sustentáveis para criar eletricidade.

O que são os Painéis Solares?

Os painéis solares são portanto um ponto extremamente importante da energia renovável, estes oferecem soluções para uma variedade de desafios energéticos. Desde os eficientes painéis solares fotovoltaicos monocristalinos até as opções mais flexíveis e inovadoras de filme fino, cada tecnologia tem as suas próprias características distintas, vantagens e aplicações.

Os painéis solares são compostos por células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício, que convertem a luz solar em eletricidade por meio do processo fotovoltaico. Quando a luz solar incide sobre essas células, ela estimula os elétrons, gerando uma corrente elétrica contínua.

Principais Tipos de Painéis solares fotovoltaicos:  

  1. Fotovoltaicos Monocristalinos: Possuem cristais de maiores dimensões e com maior grau de pureza, o que se traduz numa maior eficiência (rendimento). Porém, são também os que têm custos de produção mais elevados, o que vai refletir-se no preço final.
  2. Fotovoltaicos Policristalinos: Possuem cristais de menores dimensões e de constituintes menos nobres, como o cobre e o ferro. Têm um rendimento um pouco inferior aos monocristalinos, mas, devido ao custo de produção inferior, estão a ficar cada vez mais populares.
  3. Bifaciais: Apresentam duas faces de células capazes de produzir eletricidade. A face superior é virada diretamente para o sol e a face inferior tem o intuito de aproveitar a radiação indireta refletida da zona onde o painel está instalado.

Vantagens da energia solar fotovoltaica:

  • Primeiramente, permitem a redução da fatura de eletricidade.
  • A implementação de sistemas solares não apenas contribui para a geração de eletricidade limpa e renovável. Adicionalmente, resulta na redução da fatura de eletricidade.
  • Igualmente, permitem uma valorização dos imóveis.

Aspetos a ter em conta: 

O telhado, onde serão colocados, não deve ter sombra e deve ficar virado para sul com uma inclinação de 30 graus. Portanto, se estivermos a lidar com locais no hemisfério norte, essas condições são cruciais. Caso contrário, pode comprometer a geração de energia e o retorno.

Painéis Fotovoltaicos escolher ficar ligado à rede ou não?

  • Existem dois modelos o On-grid” (conectado à rede) e “off-grid” (desconectado da rede), estes modelos dizem respeito a dois tipos diferentes de sistemas de energia solar, cada um com as suas características e aplicações específicas.

On-grid (Conectado à Rede):

  • Funcionamento: Um sistema on-grid está conectado à rede elétrica convencional. Os painéis solares geram eletricidade que é usada localmente, e o excedente pode ser enviado de volta à rede elétrica.
  • Aplicações: É comumente usado em ambientes urbanos e em locais onde a infraestrutura da rede elétrica está disponível. Em muitos casos, os proprietários de sistemas on-grid podem receber créditos pela energia que produzem e injetam na rede, reduzindo os seus custos de eletricidade.
  • Vantagens: É uma opção mais fácil de instalar e geralmente mais econômica, pois não requer sistemas de armazenamento de energia (baterias) para lidar com variações na produção solar.

Off-grid (Desconectado da Rede):

  • Funcionamento: Um sistema off-grid é autossuficiente e não está conectado à rede elétrica. Baterias armazenam a energia solar para utilizar quando o sol não está disponível.
  • Aplicações: Ideal para áreas remotas ou locais onde a infraestrutura elétrica convencional não está disponível. Cabanas, casas em locais isolados, e projetos humanitários em regiões distantes podem se beneficiar de sistemas off-grid.
  • Vantagens: Oferece independência energética, permitindo que os usuários gerem e armazenem sua própria eletricidade, mesmo em locais sem acesso à rede elétrica.

 

Exemplos de Painéis Fotovoltaicos 

Principais Tipos de Painéis Solares Térmicos:

Os painéis solares térmicos captam os raios de sol e transformam-nos em calor, sendo essencialmente utilizados para efeitos de aquecimento de água. 

Os painéis solares térmicos aproveitam o calor do sol e convertem-no em energia solar térmica, permitindo o aquecimento da água em indústrias e residências de forma bastante eficiente, sem necessitar de ligar o sistema de aquecimento central da habitação.

1. Coletores Planos:

  • Estruturas planas que absorvem a luz solar.
  • Ideais para aplicações residenciais e comerciais, como aquecimento de água.

2. Coletores Concentradores:

  • Utilizam espelhos ou lentes para concentrar a luz solar em uma área menor.
  • Eficientes para aplicações industriais e sistemas de energia solar de alta temperatura.

3. Sistemas de Circulação Direta e Indireta:

  • No sistema de circulação direta, o fluido térmico circula diretamente pelos coletores e para o local de uso.
  • No sistema de circulação indireta, um trocador de calor transfere o calor do fluido térmico para o sistema de destino.

Exemplos de Painéis Térmicos 

Conclusão

Ao longo deste blog, abordamos o tema dos tipos de painéis solares, exploramos as tecnologias fotovoltaicas e térmicas, descobrimos assim como transformar a luz solar em eletricidade e calor, impulsionando-nos em direção a um futuro mais limpo e sustentável.

Os painéis solares fotovoltaicos, desde os eficientes monocristalinos até os versáteis bifaciais, representam não apenas uma fonte de energia, mas uma promessa de independência energética e redução das emissões de carbono. 

Ao mesmo tempo, os painéis solares térmicos revelam a capacidade de transformar a luz do sol em calor, aquecendo desta forma as casas, águas e ambientes de maneira sustentável. São a prova de que a energia solar não é apenas uma solução para a eletricidade, mas também para as necessidades térmicas essenciais ao nosso cotidiano.

Concluímos, assim, que cada painel solar é mais do que uma peça de tecnologia; é um passo direção à redução da dependência de combustíveis fósseis e à criação de comunidades mais conscientes.

Aproveite para ler o nosso blog “Como escolher um Painel Solar”.

Painéis Fotovoltaicos 

incentivos-para-a-instalacao-de-paineis-solares

Painéis Térmicos 

painel solar termico