Se procura um equipamento eficiente para aquecer a água ou o ambiente da sua habitação, então as Bombas de Calor são a escolha ideal. Portanto, neste artigo vamos dar algumas dicas de como escolher uma Bomba de Calor

Nesse sentido e para o ajudar, na Klclima encontra Bombas de calor para águas sanitárias e para aquecimento central. 

Quais são as principais características da Bomba de Calor?

A Bomba de Calor tem um funcionamento muito parecido ao de um frigorifico, mas de modo inverso. Em outras palavras, num frigorifico o calor é conduzido desde o interior até ao exterior, por outro lado, as bombas de calor funcionam de forma exatamente inversa. Assim sendo, para aumentar a temperatura, o vapor do liquido refrigerante é comprimido até ser suficientemente alto para o aquecimento e água quente. 

Nos sistemas de climatização e produção de água quente, a Bomba de calor é muito apreciada, uma vez que, funciona como um “transporte de energia” e não de “produção de energia”.

Não se esqueça que para escolher o equipamento ideal é importante ter ajuda de um técnico especializado, aqui na Klclima pode encontrar o seu!

Que tipos de Bombas de Calor existem?

As bombas de calor mais comuns são as de ar-ar ou ar-água. 

Por exemplo, as de ar-ar são aquelas que a energia é transferida entre duas fontes de ar (por exemplo ar condicionado).

As bombas de calor ar-ar aquecem e arrefecem a sua casa com energia extraída do ar e apenas 20% de eletricidade, uma forma energeticamente eficiente excecional para alcançar a temperatura perfeita durante todo o ano.

Por outro lado as de ar-água, a energia é transferida entre uma fonte de ar e outra fonte de água. Por norma, a energia ar é usada para aquecer água.

As bombas de calor ar-água de alta temperatura são ideais para renovações e para substituir caldeiras antigas

Para além destes dois tipos, existe outros tipos de bomba de calor, que utilizam outras fontes de onde e para onde a energia é transferida, tais como, a bomba geotérmica. 

Bomba de Calor Águas Sanitárias
bomba de calor de aguas sanitarias
Bomba de Calor Aquecimento Central
bomba de calor

Como calcular a capacidade necessária de uma Bomba de Calor AQS?

Primeiramente, antes de escolher uma bomba de calor é importante determinar a capacidade do equipamento, isto é o seu perfil de carga. Assim sendo, para encontrar a quantidade adequada, considere um consumo diário, em média, de 40 litros de água quente sanitária por cada membro do agregado familiar. 

Custos de Manutenção

Relativamente aos custos de manutenção das Bombas de Calor, temos de referir que não precisa ajustar a potência elétrica contratada. Uma vez que, estes equipamentos apresentam potencias inferiores às de um termoacumulador elétrico. 

Em síntese, as bombas de calor consomem energia para “transportar” energia de um lugar para o outro. Por outro lado, os outros sistemas de climatização ou preparação de AQS, baseados na produção de energia, consomem energia para produzir energia. Um bom exemplo é o radiador elétrico e a salamandra a pellets, estes consomem algum tipo de energia para produzir calor, nomeadamente eletricidade e pellets. 

Nesse sentido, devido à operação de transporte ser mais eficiente do que a operação de produção, a bomba de calor consegue um balanço muito positivo entre a energia que consome e a que produz. Vejamos este exemplo, por exemplo, por 1 kWh de energia consumida, uma bomba de calor com COP (coeficiente de desempenho) igual a 3, consegue produzir 3 kWh de energia útil. Ao passo que, um esquentador, por cada kWh de energia consumida, produz 0,9 ou menos kWh de energia, em função do seu rendimento, que, por norma, é inferior a 100 por cento.

Assim sendo, as principais desvantagens das bombas de calor são o seu investimento inicial.

Onde pode instalar estes aparelhos?

Ao escolher qualquer tipo de equipamento de climatização é importante ter atenção ao local onde os vais instalar. Como qualquer outro equipamento, as bombas de calor não são exceção, por isso é importante saber as limitações do local que vai instalar. 

Exemplos de especificações que deve ter atenção:

  • Limites de temperatura de operação;
  • Quais as distâncias de tubagens mínimas;
  • Capacidades e potência dos equipamentos;
  • Etc.

O instalador deve ter atenção a todos estes aspetos.

Estes aparelhos retiram calor ao ar para aquecer a água, e assim a divisão onde se encontram poderá ficar mais fria se não existir ligação ao exterior através de condutas. Desta forma, é aconselhável que a instale em arrecadações, garagens ou lavandarias.

Para além disso, deve ter atenção às dimensões destes equipamentos: quanto maior a capacidade, maior a dimensão.

Se a sua família é constituída até 3 pessoas então o modelo com um perfil M é perfeito, estes têm entre 1,23 m e 1,40 m de altura e cerca de meio metro de largura e de profundidade. Como tal, poderão caber em muitos espaços reservados a esquentadores ou a termoacumuladores.

Por fim, se ficou em dúvidas acerca do tema Como escolher uma Bomba de Calor, não hesite em falar connosco, peça hoje o seu orçamento. Aproveite par ler o nosso artigo “Como instalar uma Bomba de Calor”.

Exemplos de Bombas
  • Bomba de Calor R-32 SPLIT 8.0KW All in One Duas Zonas – Toshiba

  • Bomba de Calor Gold 500 sem Serpentina

  • Bomba de Calor Eco 200i – Bigavac

  • Bomba de Calor R-32 SPLIT All in One 10KW Uma Zona – Toshiba

pos-venda-banner