Com o crescente impacto da mudança climática, a procura por Sistemas de climatização Verdes, ou seja, mais ecológicos tem se tornado uma prioridade para muitas pessoas.
Acima de tudo, os sistemas de climatização verdes são uma solução sustentável para aquecer ou arrefecer os espaços. Estes permitem reduzir o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, economizar dinheiro na conta da eletricidade.
Um dos exemplos de Sistemas de Climatização Verdes são os equipamentos que utilizam pellets. Estes são produzidos a partir de resíduos e são considerados uma fonte renovável.
Assim sendo, iremos explorar de seguida alguns exemplos de equipamentos de aquecimento mais sustentáveis, como por exemplo, salamandras, recuperadores e até mesmo caldeiras a pellets. Fique então a saber quais são as suas vantagens e desvantagens.
Square D da Fogo Montanha – Recuperador de calor a Pellets com Ventilação
O recuperador de calor a pellets Square D da marca Fogo Montanha utiliza pellets como fonte de energia para gerar calor. De seguida o calor é distribuído através de um sistema de ventilação.
Este modelo tem a capacidade de aquecer cerca de 80 m2.
Uma das suas vantagens são as dimensões, visto que são bastante comuns, o que facilita na hora de o encaixar numa lareira aberta já existente, não necessitando assim de obras.
À primeira vez, tem uma alta eficiência energética, este recuperador proporciona um aquecimento rápido e eficaz. Outra das suas vantagens é que pode ser programado para ligar e desligar de forma automática, permitindo assim um maior controle sobre o consumo de energia.
Creta da Ecoforest – Salamandra a Pellets com Ventilação
Antes de mais, a salamandra Creta tem um design moderno e elegante. É o modelo ideal para aquecer um espaço pequeno, pois possui uma potência de aquecimento de 6 Kw. O que é suficiente para aquecer uma área de 50 a 60 m2, como um escritório, ou uma pequena sala.
Trata-se de uma salamandra fácil de instalar, devido às suas pequenas dimensões, é um modelo que se adapta a qualquer sítio da casa.
Outra vantagem da salamandra a pellets Creta é a sua facilidade de uso e manutenção.
Ela possui um sistema de ignição automático que permite um acendimento rápido e fácil, além de ser facilmente programável através de um display digital.
A sua manutenção é simples e fácil, com uma gaveta de cinzas removível para facilitar a limpeza.
Este modelo oferece ainda outras vantagens ambientais, tais como, a sua baixa emissão de gases de efeito estufa.
Assim, esta é a solução ideal para manter um ambiente aquecido e aconchegante.
A10C Light 2020 da Nobis – Salamandra a Pellets com Ventilação de Ar Canalizável
A 10 C Light 2020 é o modelo ideal para quem pretende aquecer várias divisões, com a sua dupla canalização, e ocupar pouco espaço, já que esta apresenta uma pequena dimensão no que toca à sua profundidade. Permitindo assim colocá-la num ponto estratégico, como num corredor, por exemplo.
Este modelo é fabricado com materiais de alta qualidade e possui um design único e minimalista. É fácil de instalar e utilizar, sendo que tem a possibilidade de ser controlada através do display digital ou através do seu smartphone. Visto que este tem um sistema Wi-fi integrado. Este é um fator positivo, porque irá trabalhar só em horários específicos e irá ajudar a economizar energia e garantir um nível de conforto ideal.
Outras duas características deste modelo, que não se encontram em mais nenhuma marca são o cinzeiro, que permite que só tenha de limpar a gaveta de cinzas de 40 em 40 dias. A ocultação da vista de carregamento, não permite ver a queda dos pellets, o que torna a chama mais panorâmica.
Cordoba canalizável da Ecoforest – Recuperador de Calor a Pellets com Ventilação de Ar Canalizável
O Recuperador Cordoba da Ecoforest é um sistema de climatização verde que proporciona um aquecimento eficiente e sustentável para instalar na sua habitação.
É um equipamento que utiliza biomassa como combustível, tais como pellets, caroço de azeitona ou casca de amêndoa, o que o torna numa alternativa ecológica e sustentável.
Este modelo é capaz de converter mais 90% de energia em calor, o que significa que é muito mais eficiente do que outros sistemas de aquecimento convencionais.
É também capaz de aquecer uma área de 120 m2 e várias divisões através do sistema de ar canalizável, que permite distribuir o calor gerado para outros ambientes da casa.
Além de ter um display digital para controlar o equipamento, tem também uma tecnologia de Wi-fi desenvolvida exclusivamente pela Ecoforest, que permite controlar o seu equipamento mesmo quando não está em casa.
Vivo 90 Hydro da MCZ – Recuperador de Calor a Pellets com Ventilação para Aquecimento Central
O recuperador Vivo 90 Hydro tem um sistema de climatização sustentável que tem como principal vantagem a possibilidade de aquecer toda a sua casa de forma eficiente, através da água que liga aos radiadores.
Outra vantagem é a sua versatilidade, já que este pode ser instalado em diferentes tipos de casas, sejam grandes ou pequenas, devido ao seu poder calorífico.
Ele pode ser integrado em sistemas de aquecimento existentes ou utilizado como fonte única de aquecimento.
Esta é a solução ideal para aquecer os seus radiadores sem ter de estar constantemente preocupado com o abastecimento de combustível já que este apresenta um grande depósito de combustível.
Outro ponto a favor é que trata-se de um equipamento independente, que tem a possibilidade de regular potências e temperaturas, tudo isto através de um clique do seu smartphone ou no display do recuperador.
Além disso, o sistema de combustão tem um sistema de limpeza automático, facilitando assim a manutenção do equipamento. É um sistema altamente seguro, porque apresenta dispositivos de segurança para evitar sobreaquecimento.
O Vivo 90 Hydro permite ter a sua casa totalmente aquecida e de forma elegante e panorâmica, devido ao seu design moderno e simples.
Hidrocopper 18 Slim da Ecoforest – Salamandra a Pellets Hidro para Aquecimento Central
Este é um modelo capaz de produzir água quente para aquecimento central, tornando-se assim um opção econômica e sustentável. Com isto, este equipamento é ideal para si caso procure juntar a estética, com um design minimalista discreto.
Esta salamandra a pellets hidro é capaz de aquecer cerca de 125 elementos de radiadores da sua casa.
Tal como acontece em todos os modelos da Ecoforest, tem também a possibilidade de queimar caroço de azeitona e casca de amêndoa, além dos clássicos pellets.
Além de todas estas vantagens, pode também controlar totalmente a sua salamandra através do seu smartphone ou display, quer no que diz respeito às temperaturas, horários, potências e até mesmo horários de funcionamento.
Concluindo, os Sistemas de climatização Verdes são uma solução sustentável!
Asim sendo, os pellets têm-se verificado cada vez mais uma solução sustentável e eficiente para o aquecimento. Isto porque a queima é considerada neutra em carbono.
A produção de pellets é feita através da utilização de resíduos da indústria madeireira, como serragem por exemplo, evitando assim a necessidade de derrubar novas árvores e contribuindo para a redução de resíduos. A sua produção e transporte também geram menos emissões de CO2 do que os combustíveis fósseis.
Os sistemas de climatização que utilizam pellets, como as salamandras ou os recuperadores de calor, ou até mesmo caldeiras, são opções versáteis e funcionais. São capazes de atender às necessidades de aquecimento de diferentes tipos de espaços.
Estes equipamentos são de fácil utilização e manutenção, uma vez que, possuem tecnologias que tornam a sua operação segura e confiável.
Sendo assim, considerar o uso de pellets em sistemas de climatização é uma escolha consciente e responsável em relação ao meio ambiente e à economia de energia.
Aproveite para conhecer um pouco mais sobre equipamentos a pellets no nosso blog “O que é um Recuperador de calor a pellets”.