Em primeiro lugar, por estar cada vez mais na moda, o piso radiante é mais procurado nas novas moradias. O aquecimento ao nível do chão, é uma forma bastante eficiente quando falamos em aquecer qualquer divisão.

Existem duas formas de piso radiante: hidráulico e elétrico, Fique a conhecer tudo neste artigo!

O que é um piso radiante hidráulico?

O piso radiante hidráulico consiste numa rede de tubos que passam por baixo do piso. A água quente é aquecida por uma Bomba de calor de Aquecimento central, que corre através da rede de tubos para aquecer o substrato e aquecer as divisões.

Os sistemas de água são normalmente recomendados para projetos de construção nova, onde o sistema será a principal fonte de calor em toda a casa.

A maioria dos sistemas requer instalação dentro de uma camada espessa de betonilha, levando a uma maior profundidade do sistema, quando comparados com os aquecedores elétricos, no entanto, existem sistemas de baixo perfil disponíveis adequados para projetos de renovação.

O que é um piso radiante elétrico?

Consistem em cabos de aquecimento elétrico que são instalados também debaixo do piso.

Se no seu caso está a fazer um projeto de renovação, o piso radiante elétrico pode ser o mais adequado, visto que não aumenta significativamente a altura do piso.

O sistema de fio solto possui um cabo de aquecimento de 1,8 mm que pode ser instalado com adesivo por exemplo e, portanto, não afeta a espessura do piso.

As esteiras de aquecimento usam fios de aquecimento elétricos ultrafinos pré-fixados a uma esteira de tamanho pronto que pode ser simplesmente desenrolada e aderida ao contra piso.

Os cabos de aquecimento assumem a forma de um fio elétrico de forma livre que pode ser instalado diretamente sobre ou dentro do contra piso.

Capacidade de aquecimento

Quando se trata de escolher um sistema de aquecimento, um dos primeiros fatores a considerar é a capacidade de aquecimento.

Assim sendo, o piso hidráulico possui níveis muito altos de aquecimento o que o torna o sistema autónomo mais indicado para casas de grandes dimensões.

Quando se fala de piso radiante elétrico, podemos afirmar que estes são mais adequados para aumentar o nível de conforto numa divisão em particular. Embora sejam eficazes nestes cenários é difícil usá-los como fonte de aquecimento principal.

As principais diferenças entre o piso radiante elétrico e hidráulico

Como funcionam?

  • Sistema elétrico: Consistem em fios de aquecimento elétrico ou tapetes de aquecimento, que são conectados à rede elétrica.
  • Sistema hidráulico: Os tubos de aquecimento bombeiam a água em circuitos subterrâneos aquecidos pela sua fonte de calor.

Tipo de projeto

  • Sistema elétricos: São ideais para projetos de renovação e para uso em quartos individuais.
  • Sistema hidráulico: É recomendado para novos projetos e espaços maiores.

Custos de funcionamento

  • Sistema elétrico: É mais caro do que os sistemas de água devido aos preços das tarifas.
  • Sistema hidráulico: Os custos de funcionamento a longo prazo são mais baixos do que os sistemas elétricos.

Custos de instalação

  • Sistema elétrico: É um sistema mais barato do que os sistemas de água.
  • Sistema hidráulico: A sua instalação é mais cara, no entanto compensa, visto que, os custos operacionais são mais baixos.

Tempo de instalação

  • Sistema elétrico: Os tempos de instalação são rápidos, em alguns casos é possível fazer a instalação em 30 minutos.
  • Sistema hidráulico: É mais demorada a instalação.

Como é instalado o piso radiante hidráulico?

O processo de instalação de um sistema de aquecimento hidráulico é muito mais complexo do que o de um sistema elétrico.

Para que seja possível instalar os tubos deste sistema, o piso terá de ser arrancado e refeito, caso já tenha a casa construída.

O calor hidráulico é uma boa escolha para as casas construídas do zero, seja uma casa totalmente nova ou uma extensão de uma casa existente.

No entanto, não fique desmotivado, isto não quer dizer que seja impossível instalar aquecimento hidráulico numa casa já existente.

Na verdade, fazer isso pode ser um investimento valioso, uma vez que, é possível reduzir os custos de energia, o que significa que se paga ao longo do tempo, e também pode aumentar o valor da sua casa.

Nesse sentido, os fabricantes também tem vindo a fazer avanços para facilitar a instalação do piso em estruturas existentes.

A instalação é complicada pela complexidade dos próprios sistemas, para além disso, existem etapas extras necessárias para instalar estes sistemas.

Como é instalado piso radiante elétrico?

Existem três componentes para uma instalação de piso radiante elétrico: cabos de aquecimento, sensor de temperatura e termostato.

Os cabos de aquecimento são embutidos num tapete de plástico, que pode ser facilmente enrolado sobre o contra piso, o que significa que este sistema é fácil de instalar em pisos novos.

Nesse caso, o novo piso será simplesmente instalado no topo e o custo total de instalação será mais baixa.

Assim que os cabos sejam instalados, são ligados a uma fonte de eletricidade.

Não se esqueça que a instalação deve ser feita por um técnico, pois além de ser mais seguro, eles poderão testar os cabos e a fonte de alimentação para garantir que não haja problemas.

Podem facilmente ser instalados numa sala existente, visto ser um sistema simples de instalar.

Qual a melhor opção?

A melhor opção de aquecimento depende das suas necessidades e do que pretende fazer. O piso radiante, seja ele elétrico ou hidráulico, é uma ótima escolha se pretende um sistema de aquecimento silencioso e invisível e se pretende melhorar a qualidade do ar da casa.

Depois de decidir qual o melhor piso radiante consoante as suas necessidades de aquecimento, irá precisar de ter em conta o tipo de piso que deseja, e para isso tem de ter alguns fatores em mente:

Escolha o piso radiante hidráulico se:
  • Se precisar de aquecer a casa toda.
  • Bem como se estiver a construir uma casa nova, ou não se importar de fazer obras.
  • Se no seu caso pretende alguma flexibilidade na fonte da energia para aquecer a habitação.
  • Por exemplo se quer reduzir os custos gerais no aquecimento.
Escolha o piso radiante elétrico se:
  • Primeiramente se está a complementar um sistema de aquecimento.
  • Se procura adicionar uma fonte de aquecimento a uma casa já existente.
  • A área que pretende aquecer é relativamente pequena.
  • Sobretudo se procura uma instalação simples.
Ainda tem dúvidas?

Afinal, se considerou todos estes fatores mais ainda assim ficou com dúvidas de qual o piso radiante indicado para si. Não se esqueça de consultar um especialista na área, na Klclima pode encontrar toda a informação necessária.

Para além disso, aqui encontra técnicos especializados que lhe podem fornecer uma estimativa para cada instalação com base na sua casa e nas suas necessidades de aquecimento.

Desse modo, a Klclima também fornece informações extra sobre os diferentes tipos de sistemas com os quais trabalham, opções e processos de instalação.

Além disso, também podem responder a quaisquer outras perguntas que tenha sobre os benefícios do piso radiante.

Por fim, os Especialistas da Klclima estão sempre dispostos a ajudá-lo com as suas dúvidas, peça o seu orçamento hoje!

pos-venda-banner