Nos dias de hoje, são vários os equipamentos que fazem o aquecimento de águas sanitárias, o chamado (AQS), no entanto, escolher o mais correto pode ser difícil. Conheça Qual é a melhor solução para Aquecimento de Águas!
É uma dúvida que quase todas as pessoas têm na altura de equipar uma cozinha ou mudar de equipamento.
Qual a melhor opção para aquecer a água sem consumir demasiada energia, nem correr o risco de ficar sem água quente a meio de um duche?
Tudo depende do número de pessoas, dos horários de cada uma e do tipo de consumo, mas há características que facilitam a escolha.
Assim, fique a conhecer as várias opções que existem, bem como as vantagens e desvantagens de cada equipamento, de forma a fazer a escolha mais correta para si.
Mas afinal Qual é a melhor solução para Aquecimento de Águas:
Esquentador
O esquentador é a solução mais adequada para aquecer água se tiver fornecimento de gás natural canalizado, em vez das botijas de gás butano ou propano.
Um dos fatores a ter em conta neste equipamento é a escolha do tipo de ignição, ou seja, se pretende um arranque manual, através de um botão, ou se prefere o sistema “inteligente” que liga automaticamente assim que liga a torneira da água.
Uma habitação que tenha constantemente várias torneiras a funcionar em simultâneo – cozinha, duche, lavatório -, um esquentador oferece a vantagem de não esgotar a água quente.
Um fator vantajoso é o valor dele, pois tem um preço acessível. Outra característica positiva é o facto de se tratar de um equipamento silencioso e pequeno, sendo facilmente escondido num armário de cozinha, por exemplo.
De forma a escolher a capacidade adequada do equipamento (medida em litros de água quente por minuto) deve ter-se em atenção o número de pontos de saída (torneiras) e o espaço disponível para o colocar.
O maior entrave neste aparelho é a instalação, pois requer um local com ventilação e uma saída de gases para a combustão.
Mas se pretende ter sempre água quente pronta a consumir, o esquentador é o equipamento ideal para tal.
Termoacumulador
O termoacumulador é o sistema ideal para quem pretende utilizar a água quente em vários sítios em simultâneo e sempre com a mesma pressão.
Tal como o nome indica, este equipamento é um acumulador, ou seja, ele retém a água que vai sendo aquecida e usada até ao limite da sua capacidade.
Este pode acumular entre 20 a 200 litros de água, dependendo do tamanho do termoacumulador. Contudo, sempre que a água quente acaba, existe um período de espera até poder ter novamente água disponível à temperatura pretendida.
Um ponto a favor deste equipamento é que tem a possibilidade de definir a temperatura da água que sai da torneira e manter o mesmo caudal de água fria e quente.
O tamanho do termoacumulador é uma grande desvantagem para quem pretende adquirir este equipamento, visto que é muito maior do que um esquentador, por exemplo. A quantidade de água é limitada à capacidade do reservatório.
Outra desvantagem é o consumo energético, pois é um consumo muito recorrente, porque a água está sempre em aquecimento, a menos que opte pelas tarifas bi-horárias e assim usa a água aquecida no período em que a eletricidade é mais barata.
Painel Solar
Por exemplo o painel solar é uma das soluções mais ecológicas, uma vez que, não polui e utiliza energia ilimitada. É um sistema simples, que permite ter água quente sempre disponível e por fim não depende de outra energia.
Em primeiro lugar é essencial saber as medidas do equipamento tendo em conta a área onde vai ser colocado, a quantidade de pessoas que habita na casa e as necessidades diárias de água quente.
O painel solar representa uma boa solução para reduzir a fatura do gás.
As principais desvantagens são o facto de nem todas as pessoas terem a possibilidade de conseguir instalar este sistema, como é o caso das pessoas que vivem num prédio, pois deve ser aprovado pelo condomínio.
Outra das desvantagens é o investimento inicial, pois é elevado quando comparado com outros equipamentos.
Bomba de Calor
A campeã da eficiência no aquecimento de água em casa é a bomba de calor.
Este equipamento está a ganhar cada vez mais notoriedade por ser um produto ecológico e eficiente.
A bomba de calor produz calor através do ar ambiente da casa em quantidade suficiente para aquecer as AQS. Antes ed mais este sistema extrai 65 a 80% da sua energia do ar ambiente, no entanto, em caso de necessidade extrai a restante energia à rede.
Com uma classificação energética A+, esta solução também apresenta as mesmas possibilidades dos termoacumuladores híbridos: modos ecológico, automático/inteligente, rápido e personalizado. Incluí ainda filtros anti legionella.
Com a bomba de calor consegue poupar na sua fatura da energia.
Quanto à escolha do equipamento certo para uma casa ou apartamento, deve ter em conta o custo inicial, que é bastante superior relativamente às outras soluções, tem de ter atenção ao espaço e o local que tem disponível na sua casa.
Sobretudo a bomba de calor é o sistema ideal a nível ecológico e eficiência.
Mas afinal, qual a escolha mais correta?
Se procura uma solução mais económica e tem gás natural, a melhor solução é o esquentador, em termos de consumo de energia, porque o gás natural é mais barato do que a eletricidade. Caso não possua gás natural, a melhor solução é o termoacumulador.
Se pretende uma solução mais eficiente e segura, a melhor solução é a bomba de calor, visto que não tem perigos inerentes ao gás.
Ainda tem dúvidas de qual é a melhor solução para Aquecimento de Águas? Desde já se pretende saber a solução ideal para o sua habitação pode entrar em contacto com a KLCLIMA que tem sempre disponível técnicos especializados para lhe oferecer a melhor opção e esclarecer todas as suas questões.
Aproveite para conhecer o nosso artigo “Qual o melhor sistema para aquecer a água?”