Os painéis solares fotovoltaicos podem produzir uma grande parte da energia que a sua casa necessita. Antes de escolher um painel solar, deve se informar muito bem de como funcionam e qual o tipo de painel solar que pretende, se o fotovoltaico ou térmico

Os painéis solares funcionam através da incidência da luz solar nas células solares. Estes permitem produzir energia gratuita, limpa e renovável, desta forma é possível reduzir a pegada ecológica e consequentemente a fatura da eletricidade.

A quantidade de eletricidade que os painéis solares geram, vai depender da incidência da luz solar, que pode variar bastante com as estações do ano.

Por sermos um dos países da europa com uma maior exposição solar, os painéis solares são uma excelente alternativa, quando comparado com outros tipos de energia poluentes.

Ao procurar um painel solar, vai deparar-se com diferentes modelos e preços, fique a conhecer os principais modelos de painéis: 

Painéis solares Monocristalino

Este tipo de painel possui cristais de maiores dimensões, a sua produção é mais complexa, o que faz com que o preço final deste equipamento seja superior.

Painel solar Policristalinos

Os policristalinos possuem cristais menores, feitos de cobre e ferro, o seu rendimento é um pouco inferior aos monocristalinos, no entanto por serem mais acessíveis, cada vez mais as pessoas optam por este tipo.

Painel solar Bifacial

Os bifaciais apresentam duas faces de células, que produzem eletricidade, umas das faces fica direcionada para cima deste modo a radiação do sol é aproveitada, enquanto que o outra face fica virada para baixo, recebendo assim a radiação indireta refletida na zona onde se encontra o painel.

Painéis solares Filme fino

Este é outro exemplo de painel solar, este tipo de material é colocado diretamente na superfície desejada. São feitos de diferentes materiais, por serem painéis de maior dimensão, vai ser necessário um maior número de painéis e espaço para poder gerar a mesma quantidade de energia, quando comparado com outros.

Pode ser a opção mais barata, estes painéis são também conhecidos por terem um bom desempenho em condições de pouca luz solar.

Quando falamos em tempo de vida útil, por sofrerem uma degradação superior a outras placas, estes painéis podem durar em média 15 anos.

Painel solar híbrido

Permite conjugar duas tecnologias num só painel: aquecimento de água e produção de energia. São conhecidos pela sua grande eficiência e pela sua resistência. 

Por não serem tão comercializados acabam por ter um valor mais elevado. 

Em suma não existe um painel solar melhor que o outro, no entanto, é necessário analisar as suas necessidades e as da habitação, para que seja mais fácil escolher o modelo ideal para si.

O que acontece quando é produzida mais energia do que a consumida?

coletor-solar-aurotherm-exclusiv-vtk-vaillant

Coletor Solar auroTHERM exclusiv VTK – Vaillant

Quando falamos numa instalação de autoconsumo, o ideal seria que a energia produzida pelos painéis fosse consumida, no entanto, isso nem sempre acontece. Por exemplo, quando não está ninguém em casa, a produção de energia dos painéis solares é superior ao consumo de todos os equipamentos elétricos da casa, nestes casos quando a produção é superior ao consumo, o excedente é inserido na rede.

Segundo o Decreto Lei n.º 162/2019 é considerado excedente de produção a energia produzida e não consumida em cada período de 15 minutos: “«Energia excedente da produção para autoconsumo», a energia produzida e não consumida ou armazenada, em cada período de 15 minutos”.

Sabia que se pode candidatar ao fundo ambiental disponível até abril de 2022? Saiba mais no nosso blog “Quais os incentivos para a instalação de painéis solares em 2022?”

Ficou com alguma dúvida, ainda não sabe como escolher um painel solar? Não se preocupe, a Klclima pode ajudar, peça aqui o seu orçamento, ou entre em contato em caso de dúvidas. 

pos-venda-banner