Sabia que com os atuais incentivos para a instalação de painéis solares, pode usufruir de uma comparticipação do Fundo Ambiental de 85% até ao máximo de 2.500 €?

Os painéis solares funcionam através da incidência da luz solar nas células solares. Estes permitem produzir energia grátis, limpa e renovável, desta forma é possível reduzir a pegada ecológica e consequentemente a fatura da eletricidade.  

Atualmente existe uma grande variedade de painéis solares no mercado, uns com uma melhor eficiência que outros, tudo vai depender da tecnologia que os painéis utilizam.

Os painéis solares são um investimento a longo prazo para a sua habitação, para as faturas de eletricidade e não menos importante para o planeta.

painel-solar-tubos-vitosol-300-tm-viessmann

Painel Solar de Tubos Vitosol 300 TM – Viessmann

Estes são os principais benefícios da energia solar:

  • A energia solar é uma energia limpa, isto é, não gera poluição nem um impacto ambiental significativo;
  • Redução na conta de eletricidade;
  • Diminuição da pegada ecológica;
  • É uma energia limpa, natural e renovável.
  • Baixa necessidade de manutenção dos painéis solares.

 

Em que consiste os apoios?

“O Fundo tem por finalidade apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.”

O programa de apoio “Edifícios mais sustentáveis” do Fundo Ambiental comparticipa 85% do custo de intervenções para melhoria da eficiência energética da sua habitação. 

Devido ao grande número de candidaturas (mais de 55.000) ao Programa, das quais o maior número provem de candidaturas as tipologias de painéis solares (38,5%), foi reforçada uma segunda fase.

“O prazo de submissão de candidaturas mantém-se até ao dia 31 de março de 2022 ou até ao esgotamento da dotação prevista”.

Comparticipação e limite máximo:

fundo

Como posso pedir a comparticipação dos painéis solares?

É obrigatória a aquisição e instalação prévia dos equipamentos (veja aqui os nossos painéis solares alto rendimento). O incentivo é atribuído mediante apresentação do recibo das despesas, desde que sejam assegurados todos os critérios de elegibilidade;

Nem sempre é garantido que consiga a comparticipação dos painéis solares.

Caso consiga o apoio do Fundo Ambiental, poderá beneficiar de uma taxa de comparticipação de 85%, com um limite máximo de 2.500€. São números muito bons e que refletem uma grande poupança para si.

É necessário que se registe no Fundo ambiental, para que consiga enviar os comprovativos necessários. Encontre aqui toda as orientações gerais necessária para apresentar a sua candidatura.

Quem se pode candidatar?

São elegíveis pessoas singulares proprietárias de edifícios de habitação existentes e ocupados, unifamiliares, de frações autónomas em edifícios multifamiliares ou de edifícios multifamiliares, construídos e licenciados até 1 de julho de 2021 (para as intervenções que se enquadrem nas tipologias 3, 4, 5 e 6 do regulamento).

No website do Fundo ambiental pode ter acesso a toda a informação necessária sobre o apoio a edifícios mais sustentáveis.

A Klclima dispõe de vários painéis solares, caso surja alguma dúvida acerca da candidatura ao Fundo Ambiental, também o podemos ajudar!

pos-venda-banner