A princípio, o funcionamento da bomba de calor é o inverso de um frigorífico. Enquanto que um frigorífico transfere calor do interior para o exterior, a bomba de calor extrai calor do meio envolvente e transfere-o para outro meio.
A tecnologia das bombas de calor, é dos sistemas mais eficientes e completos. Primeiramente utiliza como fonte de energia, o calor extraído do ar exterior e, por isso, acaba por utilizar muito menos energia para manter o nível de conforto pretendido.
Por outras palavras estes equipamentos podem facilmente extrair 65% a 80% da sua energia do ambiente, sendo a restante proveniente da rede.
Além disso, são sistemas completos, visto que, permitem o aquecimento das habitações no inverno, o arrefecimento no verão e ainda o aquecimento de águas sanitárias.
A bomba de calor é então uma solução eficiente e inovadora para a produção de água quente.
Com a mesma tecnologia do ar condicionado, retira o calor do ar e transporta-o para a água no seu depósito
Nesse sentido, os sistemas de bomba de calor são 3 a 5 vezes mais eficientes do que as caldeiras de combustíveis sólidos e são capazes de aquecer totalmente uma casa, mesmo durante as temperaturas mais baixas.
Bombas de AQS (Aquecimento de Águas Sanitárias):
As bombas de calor AQS (aquecimento de águas sanitárias), são uma solução eficiente para o aquecimento de águas, são mais eficientes do que os esquentadores e termoacumuladores convencionais.
Bombas para Aquecimento Central:
A tecnologia usada pelas bombas de calor de aquecimento central é bastante eficiente e completa. Estes equipamentos utilizam como fonte de energia, o calor extraído do ar externo.
Vantagens:
Custos operacionais mais baixos: As bombas de calor são mais baratas do que os sistemas baseados em combustão. Assim, quanto mais eficientes em termos energéticos forem os sistemas, maior será a economia de energia a longo prazo.
Menos manutenção: As bombas requerem menos manutenção do que os sistemas de aquecimento por combustão.
Maior segurança: Como funcionam através de eletricidade e não queimam qualquer tipo de combustível, apresentam menos problemas relacionados com a segurança.
Reduz igualmente as emissões de carbono.
Fornece refrigeração: Durante os dias mais quentes, as bombas são capazes de reverter o processo e, assim, agir como uma unidade arrefecimento.
Por outro lado estes equipamentos têm uma vida útil mais longa.
Desvantagens:
- Elevado custo inicial: As bombas de calor têm um custo inicial significativo, no entanto, a longo prazo compensam, quando comparadas com outros equipamentos de aquecimento.
- Em contrapartida requerem um local para serem instaladas, ocupando assim algum espaço na sua habitação para o armazenamento;
- Não são totalmente neutras em carbono: As bombas de calor dependem de eletricidade para operar, o que significa que não são totalmente neutras em carbono.
Em suma, na Klclima podemos ajuda-lo a encontra o modelo mais indicado para a sua habitação, em caso de dúvida entre em contacto!