Existem vários tipos de equipamentos para aquecer a sua habitação, com diferentes combustíveis. Neste artigo, iremos abordar o tema dos pellets. Por vezes, essa escolha pode gerar algumas questões, como, por exemplo, de que são feitos e em que consistem.
O que são pelletts?
Os pellets têm uma forma de granulado prensado e são produzidos a partir de restos de folhas, serradura, lascas de madeira, entre outros.
Este produto resulta de resíduos de madeiras, provenientes de fabricantes de móveis e da limpeza de florestas (biomassa). Adicionalmente, os de melhor qualidade têm como matéria-prima base restos de madeiras de fábricas de mobiliário, janelas e portas, ou seja, madeira de elevada qualidade, já seca. Durante o processo de fabrico, ocorre a perda de água e resinas. Essa transformação confere ao produto um potencial calórico superior e normalizado em comparação com a madeira em bruto.
Este material é de origem sustentável e não provem do abate direto de arvores. Sendo assim uma constitui-se como uma solução ecológica e amiga do ambiente.
O pellet é uma fonte de energia renovável, apresentando um elevado poder calorífico e uma combustão muito eficiente. Além disso, a chama deste material é mais estável, proporcionando uma duração superior. Trata-se de um tipo de combustível limpo, com baixo nível de poluição.
As lareiras tradicionais estão a ser cada vez mais, substituídas por uma solução de aquecimento mais económica, eficaz e menos poluentes. Nesse sentido, o aquecimento com este tipo de combustível tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, seja pelo aspeto ambiental, pela questão económica ou pelo seu rendimento calorifico.
Cada granulado de pellets, tem em média entre 6 a 8 milímetros de diâmetro e cerca de 10 a 40 milímetros de comprimento.
Existem vários modelos de salamandras, recuperador de calor ou caldeiras que funcionam através deste combustível.
Exemplos de Equipamentos a Pellets:
Apresentam várias vantagem:
- Armazenamento prático: Os pellets vêm embalados em sacos, facilitando o transporte e permitindo armazenamento em pequenos espaços.
- Combustão eficiente: Proporcionam uma combustão mais limpa, eficaz e com um maior aproveitamento calórico.
- Fonte de energia renovável: São considerados uma forma de energia renovável, contribuindo para práticas mais sustentáveis.
- Custo mais baixo: Comparativamente com o gás, gasóleo e eletricidade, os pellets são mais baratos, resultando em poupanças significativas no aquecimento doméstico.
- Ignição rápida e limpeza fácil: Os equipamentos que utilizam pellets acendem rapidamente, geram menos resíduos de cinzas e, portanto, são mais fáceis de limpar.
- Biocombustível sustentável e renovável: Considerados um biocombustível sustentável e renovável, os pellets são mais econômicos do que os combustíveis fósseis.
- Valorização dos recursos florestais nacionais: São um biocombustível endógeno que contribui para a valorização dos recursos florestais nacionais.
Os pellets são uma fonte de energia limpa e eficiente. Além disso, permitem a liberação de menos dióxido de carbono em comparação com os combustíveis fósseis. Essa característica torna-os uma opção mais sustentável para aquecimento e criação de energia.
Encontre na Klclima o equipamento a pellets, como por exemplo ( Recuperador de Calor a Pellets Vivo 85 Hydro – MCZ ) mais indicado para as suas necessidades.