Existem vários tipos de equipamentos para aquecer a sua habitação, com diferentes combustíveis, neste artigo iremos abordar o tema dos pellets, que por vezes pode gerar algumas questões, como por exemplo de que são feitos e em que consistem.

Os pellets têm uma forma de granulado prensado, são feitos através de restos de folhas, serradura, lascas de madeira, entre outros.

pelletsEste produto resulta de resíduos de madeiras, provenientes de fabricantes de móveis e de limpeza de florestas (biomassa). Os de melhor qualidade têm como matéria-prima base restos de madeiras de fábricas de mobiliário, janelas e portas, ou seja, madeira de elevada qualidade, já seca. Durante o processo de fabrico, perde água e resinas, o que confere um potencial calórico superior e normalizado face à madeira em bruto.

Este material é de origem sustentável e não provem do abate direto de arvores, são uma solução ecológica e amiga do ambiente.

pellet é uma fonte de energia renovável, o seu poder calorifico é elevado e tem uma combustão muito eficiente, a chama deste material é mais estável e tem uma duração superior. É um tipo de combustível limpo e com baixo nível de poluição.

As lareiras tradicionais estão a ser cada vez mais, substituídas por uma solução de aquecimento mais económica, eficaz e menos poluentes. O aquecimento com este tipo de combustível tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, seja pelo aspeto ambiental, pela questão económica ou pelo seu rendimento calorifico.

Tem menor impacto ecológico comparativamente aos combustíveis derivados do petróleo, é classificado como um combustível renovável, da categoria da Biomassa. A reduzida emissão de cinzas e partículas poluentes, tornam o pellet num combustível a ter seriamente em conta frente à lenha convencional.

Cada granulado de pellets, tem em média entre 6 a 8 milímetros de diâmetro e cerca de 10 a 40 milímetros de comprimento.

Existem vários modelos de salamandrasrecuperadores ou caldeiras que funcionam através deste combustível.

Exemplos de Equipamentos a Pellets:

Vantagens dos pellets:

  1. Podem ser armazenados em casa facilmente: Os pellets vêm embalados em sacos, o que permite um fácil transporte e manuseamento, podem ser armazenados em pequenos espaços;
  2. Combustão mais limpa, eficaz e com um maior aproveitamento calórico;
  3. São uma energia renovável;
  4. São mais baratos: Comparativamente com o gás, gasóleo e eletricidade, o que permite uma poupança considerável no aquecimento da casa;
  5. Os equipamentos que funcionam a pellets acendem rapidamente: Deixam menos resíduos de cinzas, e consequentemente a limpeza é mais fácil;
  6. Os pellets são um biocombustível sustentável e renovável: Mais económico do que os combustíveis fósseis;
  7. São um biocombustível endógeno que valoriza os recursos florestais nacionais.

 

Os pellets são uma fonte de energia limpa e eficiente, que permitem libertar menos dióxido de carbono, quando comparado com os combustíveis fosseis.

Encontre na Klclima o equipamento a pellets, mais indicado para as suas necessidades.

banner-venda